Lugares que você não pode deixar de visitar durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

Lugares que você não pode deixar de visitar durante o Maior São João do Mundo

São mais de 1,2 mil horas de forró distribuídas em 31 dias de festa, mas a maratona de quem participa do Maior São João do Mundo não acaba por aí. A equipe do Grande Campina conversou com artistas e formadores de opinião para eleger alguns dos lugares que você não pode deixar de visitar na cidade, que está pronta para bater recorde de público e receber dois milhões de visitantes em 2013.

Nossa ideia foi fazer uma lista que fosse além do Parque do Povo, que é o lugar onde acontece os grandes shows musicais e a maior parte dos eventos juninos. Se você é de Campina Grande, nos ajude nessa escolha e deixe as suas sugestões. Vamos lá?


Cachaçaria da Rose
Nem só de Parque do Povo vive o São João de Campina! A pedida para quem deseja um passeio diferente é conhecer esse lugar e experimentar algumas das mais de 150 delícias de cachaças produzidas artesanalmente. O local tem aparência rústica e é fácil se encantar com as paredes repletas de recipientes com cachaças. Atenção para os nomes curiosos e divertidos. Para acompanhar a bebida, a dica é experimentar o caldinho que também é vendido no local. Rua Frei Caneca, nº325 (próximo ao Parque do Povo). O local funciona de terça à quinta das 09h às 22h, de sexta a sábado das 09h às 03h e no domingo das 10h à meia-noite. O telefone para contato é (83) 3321-1011.
Quem indica: Os ativistas culturais Álvaro Fernandes e Alana Fernandes.

Cachaçaria da Rose


Sítio São João
Um dos pontos turísticos mais visitados durante os festejos juninos, o 'Sítio São João' é um verdadeiro convite à uma viagem no tempo. O local retrata com fidelidade o funcionamento de um engenho, bodegas do século XIX e uma ‘casa de farinha. Localizado na Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco. Funciona de segunda à sexta das 09h às 18h e nos finais de semana das 8h às 21h.
Quem indica: O jornalista, apresentador e teatrólogo Saulo Queiroz, a jornalista e apresentadora Thaise Carvalho.

Sítio São João


Circuito Açude Velho
Visitar a Rainha da Borborema e não tirar fotos na sequência de cartões postais do Açude Velho? Nem pensar! Comece o passeio partindo da estátua dos 'Tropeiros', às margens do açude e siga até o recém inaugurado Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros. A partir do dia 21 de junho o local será aberto a visitação com temáticas voltadas à cultura nordestina, mas até lá vale a visita ao local para registrar a imagem do prédio projetado por Oscar Niemayer. Caminhando poucos metros, o destino final do circuito: os monumentos de bronze de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. A parada é ideal para fazer fotos divertidas e apreciar a paisagem!
Quem indica: o engenheiro Victor Serrano.

Estátua Jackson do Pandeiro Campina


Feira Central
Um espaço mágico que reúne tradição, cultura e história. "Falar da Feira de Campina Grande nunca é demais. Até porque é obrigação falarmos dela, primeiramente pela sua importância econômica; depois pela sua abrangência territorial, é a segunda maior do Nordeste com moldes tradicionais de comercializar, reunir feirantes e compradores num ambiente plural e diverso; e pela sua história cultural, rica, transbordante de personagens, lugares e estéticas das mais loucas e diversas".
Quem indica: a jornalista Valdívia Costa.

Feira Central de Campina


O melhor da gastronomia local
Os empreendimentos gastronômicos de Campina Grande também se preparam para o São João. Os chefes de cozinha apresentam cardápios especiais para agradar os turistas e também os clientes que moram na cidade. O Grande Campina dá duas dicas imperdíveis: o tradicional 'Festival Junino' do La Suissa (confira reportagem completa aqui) e os sofisticados pratos com ingredientes regionais do Castelo Gourmet, comandado pelo chef Genaldo Cardoso (confira reportagem completa aqui).


Mais dicas:
Álvaro Fernandes - "O Arraiá do Sesc é uma ótima opção de programa cultural, o local promove ações culturais no mês de junho", falou.

Saulo Queiroz - "Outra opção de passeio é o Museu Assis Chateaubriand. Na minha opinião, um equipamento que posiciona Campina Grande num lugar de destaque nas artes do Norte-Nordeste, pelo valor do seu acervo e, principalmente, pela possibilidade de desmistificar a imagem de um nordeste onde só se ouve forró e se enfrenta seca", revela o jornalista.

Alana Fernandes - "A Vila do Artesão é uma ótima opção de passeio. O melhor do artesanato paraibano está lá! No Parque do Povo e na Pirâmide, a diversão é garantida. Nesses dois lugares se encontra o melhor da nossa música, além dos tipos engraçados do nosso cotidiano", disse.

Victor Serrano - "Vale uma visita no Museu do Algodão, lá o turista conhece um pouco do passado de Campina Grande através da história do algodão, além de ser o ponto de partida do trem do forró para Galante", diz o engenheiro.

Thaise Carvalho - "Um passeio pelo Parque do Povo diferente: para conhecer a cultura alternativa do local. No bar do Tenebra a noite sempre há manifestações ou domingo no começo da noite em frente a réplica da Catedral com o maracatu do Maracagrande", indica a jornalista.

Fotos: Reprodução (Cachaçaria da Rose e Sítio São João), Marcus Nogueira (Estátua de Jackson do Pandeiro), Val da Costa (Feira Central) / Texto: Ligia Coeli


Se você acha que algum lugar está faltando na nossa lista,
deixe sua sugestão nos comentários, logo abaixo.

Leia mais sobre: × × × × × ×