Chef Genaldo Cardoso apresenta pratos sofisticados com ingredientes regionais no Castelo Gourmet

Castelo Gourmet

O conceituado chef Genaldo Cardoso e seu sócio, o empresário Valber Resende, comemoram 15 anos de sucesso do Buffet Pirauá, um dos mais cotados e elogiados nos eventos sociais de Campina Grande. O aniversário está sendo marcado por um sofisticado restaurante de curta temporada, o Castelo Gourmet. Durante o mês de maio, como mostramos nessa reportagem, foram apresentados pratos que se destacaram na história do Pirauá. Agora, para junho, Genaldo preparou um cardápio também especialíssimo.

“Nós procuramos acompanhar o momento que a cidade vive, que é de festa. É uma forma de homenagear o São João e apresentar novas ideias dentro da culinária regional”, explica o chef. Neste segundo mês o cardápio traz pratos criados com ingredientes tradicionais da culinária local, como charque, queijo de coalho, macaxeira, carne de sol, jerimum e ervas nordestinas. Mas se engana quem pensa que encontrará essas iguarias regionais como já são conhecidas há muito tempo. Genaldo Cardoso gosta de inovar e, consequentemente, surpreende.

Castelo Gourmet

Visitar o Castelo Gourmet esse mês é como ingressar numa aventura gastronômica. Os pratos são tão bem elaborados e diferentes que aguçam não só o paladar, mas também a curiosidade. Mas não foi só o cardápio que mudou. O Castelo Gourmet está vestido para o São João. Os ambientes foram repensados e ganharam uma decoração junina de muito bom gosto. Encontramos elementos da cultura nordestina, como bonecos de barro, tecidos coloridos e colheres de madeira, mas o local não deixou de ser aconchegante e requintado.

Castelo Gourmet

Castelo Gourmet


Destaques do cardápio
Os editores do Grande Campina visitaram o Castelo Gourmet e citam alguns dos pratos que merecem destaque no cardápio. O grande diferencial do restaurante, nessa nova proposta, é apresentar criações inusitadas e de alto nível com ingredientes típicos da nossa culinária, que são usados na cozinha do dia-a-dia, mas não dessa forma. Prepare-se para ficar com água na boca...

As opções de entradas são muitas e não há como resistir ao pastelzinho de queijo de coalho com bananas douradas - uma combinação deliciosa - ou ao beiju de tapioca com charque. Você provavelmente nunca experimentou um petit gateau de carne de sol com creme de queijo, ou pérolas de charque ao cream cheese, mas com certeza vai adorar. Também como entrada, os maravilhosos dadinhos de tapioca, que fizeram sucesso no cardápio do mês anterior.

Castelo Gourmet

Duas opções prometem agradar quem gosta de aves: o frango caipira com quirela cremosa de legumes assados e o filé de frango crocante com risoto do sertão. Outra atração deste novo cardápio é a parte de gratinados: macaxeira (com charque e linguiça matuta ou com camarão ao coco) e legumes com carne de sol. Surpresa garantida!

E por falar em surpresa, o picadinho de filé com banana empanada (acompanhado de arroz branco e farofa de pupunha) tem um sabor indescritível. Também na parte de carnes estão o filé au sauce chasseur com arroz de canela e frutas secas e a carne seca desfiada com arroz de abóbora e couve rasgada, além da já famosa ‘Carne de Sol da Presidente’.

Castelo Gourmet

Os peixes e frutos do mar foram combinados com ingredientes típicos da região, como por exemplo o risoto de camarão com bananas da terra, o salmão com crosta crocante de queijo de coalho e o estrogonofe de camarão com manga.

Castelo Gourmet

E para finalizar, três deliciosas opções de sobremesa. A primeira delas é a cocada de forno, servida com sorvete de limão com hortelã e calda de melaço. As outras são o sorvete de queijo com creme de goiaba e o abacaxi grelhado com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. Difícil resistir.


Grande Campina indica 
O Castelo Gourmet foi montado na casa de recepções Castelo Encantado, localizada nas proximidades do Palácio das Nações. Além da excelente gastronomia e do ambiente privilegiado, o atendimento é impecável, com uma equipe atenciosa e qualificada. Até o dia 23 de junho, o restaurante é uma ótima opção para jantar antes de curtir os festejos de São João no Parque do Povo. E também, claro, para os turistas que estão visitando Campina Grande nessa época.

Aberto de quinta à sábado, a partir das 18h, e também no almoço de domingo, a partir do meio dia. O Castelo Gourmet está localizado na Avenida Brasil, nº 16, um pouco antes do Palácio das Nações. Seguindo as placas de orientação, não tem erro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (83) 3322-0569.

Castelo Gourmet

Fotos: Almir Martins
Leia mais sobre: × × ×