Seminário sobre cinema é ministrado em Campina Grande pelo francês Jean-Claude Bernardet

Jean-Claude Bernardet

O famoso professor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet está em Campina Grande por causa das filmagens de 'Pingo D'água', dirigido por Taciano Valério (saiba mais detalhes sobre o filme aqui). Aproveitando sua estadia na cidade, ele ministra um seminário nesta quinta-feira, dia 18 de julho, a partir das 9h, no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, em Bodocongó. O evento tem entrada gratuita ao público interessado e debaterá o tema 'O Cinema de Ontem e o Jornalismo de Amanhã'.

Jean-Claude Bernardet é francês, mas mora no Brasil há muitos anos. Cineasta, roteirista, teórico, crítico e professor de cinema, ele é formado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA-USP. Começou sua carreira de crítico de cinema, como um dos grandes interlocutores dos cineastas do Cinema Novo, até romper com o grupo após a publicação do polêmico livro 'Brasil Em Tempo de Cinema' (1967). Publicou outros livros e foi um dos fundadores, ao lado de Nelson Pereira dos Santos e Paulo Emílio Salles Gomes, do primeiro curso universitário de cinema do Brasil, na UnB, em Brasília, em 1965, tornando-se depois professor da ECA-USP.

O francês também criou o roteiro dos filmes da diretora Tata Amaral: 'Um Céu de Estrelas' (1996), escrito em parceria com Roberto Moreira, e 'Através da Janela' (2000), com Fernando Bonassi. Mais recentemente, Jean-Claude foi ator em FilmeFobia (2008), de Kiko Goifman. Ele também mantém um blog no endereço www.jcbernardet.blog.uol.com.br.

Foto: UnB / Reprodução
Leia mais sobre: × × × × × ×