Cinema | Diretor campinense Taciano Valério filma últimas cenas de 'Pingo D'água' na Paraíba

Pingo D'água

Depois de ser premiado em vários festivais de cinema com os filmes 'Onde Borges Tudo Vê', rodado em Campina Grande, e 'Ferrolho', em Caruaru, o diretor campinense Taciano Valério Alves está em fase de produção de 'Pingo D'água', que fecha a trilogia com o mesmo estilo, em preto e branco.

Apoiado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto traz uma forma não convencional de fazer cinema, valorizando a criatividade do diretor, dos atores e de toda a equipe. Não existe um roteiro rígido, mas uma ideia central moldada aos poucos no momento da gravação de cada cena e na conversa com os membros da equipe ao longo do desenvolvimento do filme.

Pingo D'água

As gravações já foram realizadas na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, e em São Paulo. A equipe chegou à Campina Grande no início desta semana e grava em locações na cidade. Algumas cenas foram gravadas no bairro de Bodocongó, privilegiando uma visão panorâmica da cidade.

Dentro da proposta do diretor Taciano Valério, os atores recebem instruções sobre a cena na hora de gravar. Os diálogos são improvisados e durante as gravações novos elementos vão surgindo. Os trabalhos da equipe na Paraíba seguem até esta quinta-feira (18), principalmente no Horto Florestal da UEPB, em Lagoa Seca, onde serão gravadas as últimas cenas do longa.


Sobre o elenco
Entre os seis atores que fazem parte do elenco do filme, estão Jean-Claude Bernardet e Everaldo Pontes, que fazem os personagens Jana e Eva, companheiros que se encontram e planejam fazer um show performático em Campina Grande. Em meio a conflitos afetivos e de identidade, eles se envolvem e desenrolam várias cenas durante a viagem até uma festa de forró.

Everaldo Pontes

Com uma longa carreira, o ator Everaldo Pontes é paraibano de Pilar e reside em João Pessoa. Dentre os vários trabalhos que já fez, destaque para participação no longa 'Central do Brasil', um papel no filme 'Abril Despedaçado' e mais recentemente um personagem na minissérie 'Gabriela', da Rede Globo. De acordo com o ator “podemos considerar 'Pingo D'água' uma obra aberta onde todos criam e essa criação é concluída com a visão de cada espectador que introduz o seu significado ao filme”.

Jean-Claude Bernadert

Jean-Claude Bernadert é francês, mas mora no Brasil há vários anos. Professor, escritor, roteirista e crítico de cinema, aos 77 anos de idade, hoje está em experimentação como ator, fazendo trabalhos que tragam novas propostas para o cinema. “Eu vi o primeiro filme da trilogia de Taciano e fiquei encantado. E quando ele me convidou para participar do projeto aceitei”, conta.

Jean-Claude Bernardet aproveita sua passagem em Campina Grande para ministrar um seminário. sobre cinema e jornalismo. Saiba mais detalhes aqui.

Fotos e fonte: Assessoria UEPB
Leia mais sobre: × × × × ×