Conheça os convidados da edição 2013 do Festival Internacional de Música de Campina Grande

Quaternaglia Guitar Quartet

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS-CG) chega ao quarto ano trazendo para os campinenses apresentações de grupos que receberam destaque da crítica nacional. Entre as atrações da edição 2013 do evento, que acontece entre os dias 1º e 6 de julho, estão o Quaternaglia Guitar Quartet (foto), quarteto de São Paulo indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2013, e o grupo Nó Na Madeira, também de São Paulo e vencedor do concurso Pré-Estréia, da TV Cultura, em 2012.

Conheça os artistas convidados e confira a programação completa (no final da página):

Laura Maxwell

Laura Maxwell

Começou a tocar piano aos três anos de idade. Tendo recebido aulas formais a partir dos nove, recebeu o diploma de Bacharel em Música (Piano) na Texas A & M University-Commerce, estando prestes a obter o título de Mestre em Música (Piano), na mesma instituição. Recebeu a bolsa de estudos McFarland para cursar a pós-graduação e o prêmio de estudante destaque por quatro anos. Como solista, já se apresentou com vários grupos, incluindo as orquestras sinfônicas de Sherman e Beaumont, no sudoeste dos EUA. Ao longo dos últimos trinta anos, tocou com vários grupos no Texas e Centro-Oeste norte-americano, incluindo parcerias com o Dallas Symphony Orchestra, Texas Boy’s Choir e Texas Clarinet Colloquium, além de trabalhar como pianista em convenções de coros. Atualmente, é pianista no Departamento de Música da Texas A & M Univerity, na cidade de Commerce. Além das atividades como intérprete, ministra aulas particulares de piano, na cidade de Greenville, Texas.


Nó na Madeira

Nó na Madeira

O quarteto Nó na Madeira foi idealizado no início de 2012 e recebe orientação do professor Gustavo Barbosa Lima, na Escola de Música do Estado de São Paulo, onde já realizou vários recitais. Seus membros fazem parte de diferentes conjuntos, dentre os quais a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Como convidado, o grupo tem se apresentado em vários eventos, destacando-se o recital para os diretores da Secretaria de Cultura de São Paulo, diretores e professores do Conservatório Superior de Paris. No mesmo ano, o quarteto foi convidado para atuar como solista com a Orquestra Jovem Tom Jobim, concerto no qual interpretou duas peças da compositora Léa Freire. Em dezembro de 2012, o Nó na Madeira ganhou o 1° Prêmio do concurso Pré-Estréia, da TV Cultura, na categoria música de câmara.


Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ)

Quaternaglia Guitar Quartet

Tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico quanto por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Em seus vinte anos de atuação, o grupo vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina e Marco Pereira. Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos. A discografia do Quaternaglia inclui cinco CDs, além do DVD Quaternaglia, gravado ao vivo. Em 2012, o quarteto lançou o CD Jequibau, com música de compositores brasileiros dedicada ao grupo, e atuou como solista de importantes orquestras no Brasil dirigidas por nomes como Leo Brouwer e Isaac Karabtchevsky. Os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.




Trio Novo Mundo

Trio Novo Mundo

Formado por Netanel Draiblate (violino), Mauro Bertoli (piano) e David Gardner (cello), três músicos de diferentes nações que compartilham o fato de morarem fora de seu país natal. Netanel Draiblate é israelense e reside nos Estados Unidos. Mauro Bertoli é italiano e mora no Canadá. David Gardner é inglês e trabalha e reside no Brasil. Eles se conheceram em 2010, no Festival Internacional de Música de Campina Grande. Como embaixadores da música de seus respectivos países, eles tem se apresentado em salas de concertos e festivais por todo o país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Recife e Natal. Em 2013, gravaram o primeiro disco com obras de Beethoven, Piazzola, Mignone e Tchaikovsky e durante 2013-14 se apresentarão em diversas partes do mundo, incluindo o Canadá, Inglaterra e os Estados Unidos, além de gravar os trios de Guerra-Peixe e Villa-Lobos


TAMUC University Chorale

TAMUC University Chorale

É o primeiro conjunto coral da Texas A&M University-Commerce. Os cantores são selecionados em teste específico e são oriundos da graduação e da pós-graduação do Departamento de Música e do campus em geral. Regido pelo Dr. Randall Hooper, o grupo canta uma ampla gama de literatura de todos os períodos musicais. Além de uma agenda cheia de performances no campus, o Coral tem se apresentado em shows, convenções, workshops e festivais de corais, bem como em turnês dentro dos Estados Unidos e na Europa. Mais recentemente, o University Chorale em conjunto com o University Wind Ensemble fizeram uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque, outra para a Associção Nacional de Regentes de Bandas Universitárias.






Confira os horários das apresentações e a programação completa (clique para ampliar)