Conheça o corpo docente da edição 2013 do Festival Internacional de Música de Campina Grande

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS-CG) chega ao quarto ano trazendo para os campinenses apresentações de grupos que receberam destaque da crítica nacional. A programação de aulas, concertos, palestras, lançamento de livros e discos deve reunir professores e músicos da França, Itália, Canadá, Coreia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela, Costa Rica, Israel e Áustria.

As aulas acontecerão pela manhã, das 9h ao meio-dia, na UFCG. Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas através do telefone da secretaria do Festival: (83) 2101-1553.

Conheça o corpo docente e confira a programação completa (no final da página):


Daniel Kelly

Daniel Kelly

Dr. Kelly já se apresentou com a Dallas Wind Symphony, Plano Symphony, Northeast Texas Symphony, Mobile Symphony e Opera Orchestras, Gulf Coast Symphony, Mississippi Symphony, Meridian Symphony, Sinfonia Gulf Coast, Terre Haute Symphony e Brass Quintet, Philharmonia à Vent, Champaign-Urbana Symphony e The Prairie Ensemble. Ele também é membro fundador do The Ambassador Brass Quintet, que tem dado concertos e workshops nos EUA, Tailândia e China. Dr. Kelly graduou-se pela Austin Peay State University e University of Illinois. Seus principais professores incluem Michael Ewald, Ronnie Romm, Ray Sasaki e Richard Steffen. Ele recebeu a designação de professor certificado para o ensino de Música da Associação Nacional de Professores de Música e é membro da Associação Nacional de Professores de Música, o Music Society College, International Trumpet Guild, Phi Mu Alpha Sinfonia, e Phi Kappa Phi. Dr. Kelly utiliza instrumentos Yamaha.


David Gardner

David Gardner, violoncelista, estudou com Maude Tortelier, Richard Markson, Lowri Blake e David Fletcher. Graduado pelo Trinity College of Music, em Londres, deu continuidade aos seus estudos na Holanda, com Jeroen den Herder. Fundador do quinteto de cordas Britton, tocou em diversas orquestras, dentre as quais a Royal Philharmonic Orchestra, Welsh National Opera e BBC Philharmonic. Como solista e músico da câmara, já tocou em diversas salas de concertos da Europa, incluindo o Royal Festival Hall e o Wigmore Hall. Em 2005, foi convidado a participar da montagem da Orquestra do Mato Grosso, com a qual executou mais de 400 concertos em vinte e dois estados. David Gardner é diretor do projeto Amazon Riffs, lançado no Reino Unido em 2006. Em 2010, assumiu a posição de violoncelista da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Atualmente, é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Para este ano, estão programados recitais em Manchester, Londres e Rio de Janeiro.


Edmundo Hora

Edmundo Hora

Conceituado especialista em Música Barroca e instrumentos de teclado do século XVIII, Edmundo Hora é Doutor em Cravo pela Unicamp, desenvolvendo o seu trabalho baseado na interligação das técnicas específicas dos instrumentos antigos de teclado. Com formação em Órgão e Cravo, na Bahia foi organista titular da Catedral Basílica de Salvador. Na Holanda, graduou-se como "Solista de Cravo" pela Escola Superior de Artes de Amsterdã e pós graduou-se na Hogeschool Stichting Amsterdam - Sweelinck Conservatorium. Tem participado como professor de Cravo e palestrante em diversos Festivais de Música no Brasil. Idealizador e realizador do PERFORMA CLAVIS 2010 e 2012 - Internacional, no IA-UNESP e IA-UNICAMP. Tem vários CD's gravados dedicados à música antiga. Solista em diversas orquestras a exemplo da Sinfônica de Minas Gerais, de Campinas, da Unicamp, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro-Porto Alegre, OSUSP, OSESP e Orquestra Barroca “Armonico Tributo”. Professor de Cravo e Música Barroca no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp desde 1993 atua no Programa de Pós-Graduação em Cravo na mesma Universidade.


Fábio Ramazzina

Fábio Ramazzina

Além de participar, como integrante do Quaternaglia, de turnês do grupo pelo Brasil, América Latina e EUA, de estreias mundiais de várias obras dedicadas ao grupo, de concertos com orquestras, workshops, palestras e masterclasses, Fábio Ramazzina também desenvolve atividade pedagógica como professor de violão, harmonia e contraponto na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Dedicou-se também à atividade coral na UNESP e na USP. Sua formação musical está ligada a nomes como Ricardo Rizek, Marília Pini, Edelton Gloeden e Giácomo Bartoloni. Atualmente, dirige a orquestra de violões da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.


Gary Packwood

Gary Packwood

Gary Packwood dirige as atividades corais na Mississippi State University. Suas funções incluem a regência de todos os coros, bem como disciplinas ligadas à Regência Coral e aos métodos de ensino. Dr. Packwood trabalhou na Universidade de Montevallo (AL) e na Louisiana State University (LA), tendo sido eleito Presidente da Associação de Regentes Corais dos EUA (ACDA-Alabama), Vice-Presidente da Associação de Educação Musical - Divisão de Ensino Superior (Alabama). Tem se apresentado em conferências estaduais da ACDA e da NAfME. Dr. Packwood já proferiu palestras nas convenções nacionais de ACDA, entidade pela qual já ministrou vários cursos e dirigiu coros em diferentes estados e continentes. Para este ano, sua programação inclui a realização de diversas atividades no Alabama, Mississippi, Texas, New Jersey, Louisiana e Flórida. Dr. Packwood é atualmente o diretor artístico do Opus 8, um grupo vocal de câmara, semi-profissional, com sede na cidade de Birmingham.


Laura Maxwell

Laura Maxwell

Laura Maxwell começou a tocar piano aos três anos de idade. Tendo recebido aulas formais a partir dos nove, recebeu o diploma de Bacharel em Música (Piano) na Texas A & M University-Commerce, estando prestes a obter o título de Mestre em Música (Piano), na mesma instituição. Recebeu a bolsa de estudos McFarland para cursar a pós-graduação e o prêmio de estudante destaque por quatro anos. Como solista, já se apresentou com vários grupos, incluindo as orquestras sinfônicas de Sherman e Beaumont, no sudoeste dos EUA. Ao longo dos últimos trinta anos, tocou com vários grupos no Texas e Centro-Oeste norte-americano, incluindo parcerias com o Dallas Symphony Orchestra, Texas Boy’s Choir e Texas Clarinet Colloquium, além de trabalhar como pianista em convenções de coros. Atualmente, é pianista no Departamento de Música da Texas A & M Univerity, na cidade de Commerce. Além das atividades como intérprete, ministra aulas particulares de piano, na cidade de Greenville, Texas.


Gustavo Barbosa Lima

Gustavo Barbosa Lima

Gustavo Barbosa Lima formou-se em música pela FAAM – SP. Estudou com Máximo Ribeiro Sanches, Marília Pini, Claude Dessurmont, Pierre Boulanger e Jérôme Julien-Laferrière. Obteve Primeiro prêmio de clarinete nos Concursos Jovem Instrumentista Brasil e no Concurso Leopold Bellan de Paris. Participou de curso e palestras sobre música eletroacústica no Grupo de Pesquisas Musicais de Paris e IRCAM. Compõe trilhas para espetáculos de dança e documentários. Em 2000, lançou o CD “DUOPORTAL - Música de um povo Imaginário”, com Zé Renato Gimenes e produção de André Abujamra. Clarinetista na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (2001 a 2003). Desde 2000, é professor de Clarinete e Música de câmara e Coordenador da área de sopros de madeira da EMESP. Foi professor de clarinete nos Festivais de Ourinhos, Bragança Paulista e assistente da Coordenação Pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, integra o Trio Matisse e o Duo Sopro e Cordas. Trabalha em projeto de composição de peças para clarinete e grupos de câmara com música eletrônica, com lançamento previsto para início de 2014.


José Henrique Martins

José Henrique Martins

José Henrique Martins é Doutor em Piano (Boston University), Mestre em Música (UFRGS) e Bacharel em Piano (EMBAP). Participou de master-classes com renomados instrumentistas como Homero de Magalhães, Olga Kiun, Claude Frank, Yara Bernette, Max Rostal, Charles Rosen e Nelson Freire. Participações como pianista convidado: Bienal de Música Contemporânea Brasileira; III Festival de Arte e Criatividade (Portugal); Virtuosi Festival de Música; I e II Festivais Internacionais de Música de Campina Grande; VI Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí; Festival Chopin/Schumann (Recife 2010); Festival Liszt/Mendelssohn (Recife2011) e Festival Debussy/Albeniz (Recife 2012). Como solista de orquestra atuou sob a regência de Gustavo de Géa, Elena Herrera, Marcos Arakaki e Lutero Rodrigues. É professor de piano nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba.


José Staneck

José Staneck

Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Oliver Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação no desenvolvimento de seu instrumento pelo crítico Luiz Paulo Horta, José Staneck desenvolve um estilo próprio no qual os elementos da música de concerto, da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou música com Isidoro Kutno, H. J. Koeullreutter e Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Como diretor durante 15 anos da Musiarte Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino, e atualmente viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas locais do Brasil. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.


Lucas Robato

Lucas Robato

Lucas Robatto iniciou seus estudos na UFBA com Elena Rodrigues e Oscar Dourado. Estudou na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), com a professora Renate Greiss-Armin. Recebeu o título de Doutor em Música pela Universidade de Washington, Seattle, com o professor Felix Skowronek. Em 1992, ingressou para a Escola de Música da UFBA. Participou como solista e músico convidado em diversas orquestras, no Brasil e exterior. Como camerista, atuou com o Bahia Ensemble, Quarteto de Madeiras da Bahia, Contemporary Ensemble da Universidade de Washington, Chamber Music San Juans, Duo Robatto e GIMBA. Recebeu prêmios em concursos nacionais e internacionais. Em 2002, lançou o CD "DUO ROBATTO" com obras para flauta e clarineta. Em 2013, o CD “Fuxico” como participante do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia. Foi professor de vários festivais de música (Gramado, Canela, São Leopoldo, Brasília, Córdoba e Juiz de Fora). É representante oficial da Ernst Widmer Gesellschaft, no Barasil. Entre 2006 e 2010, ensinou no curso de graduação do Conservatório Carlos Gomes em Belém do Pará.


Luís Otávio Teixeira Passos

Luís Otávio Teixeira Passos, natural de Belo Horizonte – MG, é bacharel em composição pela Escola de Música da UFMG (2004), onde foi aluno de Gilberto Carvalho. Mestre em composição pela UFRGS (2007) com o memorial Motivações e processos estruturantes em um conjunto de cinco obras, sob a orientação de Celso Loureiro Chaves. Doutor em Artes Musicais com bolsa concedida pela Capes e Fulbright, pela University of Texas at Austin (2011), com a tese Concerto for Orchestra sob a orientação de Donald Grantham. Seu portifólio reúne obras para instrumento solo, câmara, orquestra e electroacústica mista e solo, que tem sido tocadas em vários países como Brasil, EUA e Portugal e em eventos como XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira, XXVI Panorama da Música Brasileira Atual, Future Places. Atualmente, é professor do curso de Música da UFCG, onde leciona harmonia, contraponto, análise, orquestração e música eletroacústica.


Malú Mestrinho

Malú Mestrinho

Malú Mestrinho é um mezzo-soprano com experiência tanto em ópera como em música de Câmara. Atuou como solista convidada de concertos do Coro Sinfônico Comunitário da UnB, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, OSESP e Coro Lírico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou também a Companhia de Ópera do Rio de Janeiro com a qual realizou vários concertos cênicos. Cantou sob a batuta de Mário Tavares, Roberto Duarte, Alessandro Sangiorgio e Elena Herrera, entre outros. Tem mestrado em Performance Musical, pela EMAC- UFG e pós-graduação em Execução Musical pela UnB. Licenciada em Música e Bacharel em Canto, sob a orientação de Zuínglio Faustini pela UnB, especializou-se em interpretação lírica com Niza de Castro Tank, em Campinas. Lecionou em diversas instituições, destacando-se o CEP/Escola de Música de Brasília, onde coordenou o projeto Antologia da Canção Brasileira (2002-2005). Foi professora de canto em várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde tem desenvolvido várias ações.


Mauro Bertoli

Mauro Bertoli

Mauro Bertoli, pianista, é vencedor de várias competições para piano. Tem se estabelecido no cenário musical internacional, tendo sido aclamado pela imprensa especializada por conta das suas apresentações impecáveis. O jornal canadense Toronto Star ressalta sua técnica e a profundidade da sua expressão musical. Mauro Bertoli tem se apresentado em importantes festivais e grandes salas de concertos em toda a Europa, América do Norte, Israel e China. Suas gravações já foram transmitidas na CBC Radio, Radio Classica Bresciana, Radio Classica Milano, dentre outras. Ele recebeu o prêmio Giuseppe Sinopoli Award 2006, que foi concedido pessoalmente por Giorgio Napolitano, Presidente da República Italiana. Além das atividades como intérprete, Mauro Bertoli também leciona piano e integra o corpo docente do Departamento de Música da Carleton University, na cidade de Ottawa, Canadá.


Netanel Draiblate

Netanel Draiblate

Com uma trajetória sólida, que inclui aparições em dezenas de orquestras, entre as quais a histórica orquestra West-Eastern Divan, dirigida por Daniel Barenboim e composta por músicos judeus e muçulmanos, até o palco do Carnegie Hall, com a American Symphony Orchestra, Netanel Draiblate só conhece o melhor da música. De uma família de músicos israelenses proeminentes, o jovem Netanel Draiblate tem encantado salas de concertos em quase todos os países europeus, bem como na América do Sul, Ásia e América do Norte. Atualmente spallade duas orquestras norte-americanas, "Nati", como ele é chamado, estudou com vários professores de renome mundial, incluindo Pamela Frank, Hagai Shaham, dentre outros. Acrescente-se a isso a sua paixão por ensinar e, ultimamente, suas composições. Ao longo de poucas décadas, ele já fez o que muitos consideram ser a obra de uma vida inteira, isso por conta dos prêmios e o apoio de grandes fundações, como a Fundação Cultural América-Israel. Netanel Draiblate toca num violino Nicolo Gagliano, construído por volta de 1735, generosamente disponibilizado por Yehuda Zisapel.


Renata Pereira

Renata Pereira

Renata Pereira é graduada em Flauta Doce pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004) e Mestre em Música pela USP (2009). Em 2003, obteve a graduação do Método Suzuki (Flauta Doce) com a criadora do método, Katherine White, em San Mateo/EUA. Tem realizado cursos no Brasil, Peru e Estados Unidos nesta área. Foi premiada em concursos, destacando-se o Programa Furnas Geração Musical (2004). Em 2006, fundou o Quinta Essentia Quarteto de Flautas Doces, realizando turnês pela Europa (2009, 2010), Namíbia (2012) e China (2010). Criou o ENFLAMA (Encontro Nacional de Flauta Doce), organizando a primeira e sexta edição do encontro itinerante. Em 2011, abriu o Centro Suzuki de Educação Musical (São Paulo). Em 2012, foi convidada a lecionar flauta doce na 15ª Conferência da Suzuki Association of the Americas, em Minneapolis/EUA. Atualmente, é Doutoranda do Programa de Pós Graduação da ECA/USP, desenvolvendo a pesquisa sobre as Suite Sonate de Jacques Martin Hotteterre.


Rodrigo Capistrano

Rodrigo Capistrano

Rodrigo Capistrano é diplomado em saxofone e pós-graduado em música de câmara pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Como bolsista do governo brasileiro, desenvolveu estudos no Conservatoire National de Musique de Mulhouse (França). No Brasil, foi professor convidado em vários festivais de música. Na África, em 2005, a convite do Itamaraty apresentou-se e ministrou workshop na Escola de Artes da Universidade de Gana. Também em 2005, representou o Paraná no “Ano do Brasil na França”, realizando cinco shows em Paris com o grupo Três no Choro. Desde 1993, tem atuado como convidado junto à Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e Camerata Florianópolis. Já atuou como solista com várias orquestras. Como camerista e líder de um quarteto de saxofones franco-brasileiro chamado Quatuor Paris-Rio, realizou turnê pela França, Suíça, Alemanha e Brasil. Apresentou-se também na Dinamarca com o grupo da cantora Maria Hiort Petersen. Atualmente é professor de saxofone e música de câmara da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Rodrigo toca com as palhetas RICO RESERVE CLASSIC.


Sônia Feres-Lloyd

Sônia Feres-Lloyd

Nascida no Brasil, em uma família musical, Sônia Feres-Lloyd começou a estudar música com sua mãe com a idade de quatro anos de idade. Ela possui o título de Doutor em Artes Musicais pela Louisiana State University, e é violista da Orquestra Sinfônica de Baton Rouge. No Brasil, ela tocou em várias orquestras, incluindo a Camerata Fukuda, a Orquestra Nova Sinfonietta e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Além de intérprete, Dr. Feres-Lloyd vem desenvolvendo trabalho pedagógico há muitos anos, especialmente com crianças, ensinando violino e viola, primeiro no Brasil, na escola de sua família, na Escola de Música de Jundiaí, e nos Estados Unidos desde 1993, na LSU Music Academy, Projeto Cordas da University of Northern Colorado, e agora em sua própria escola e LSU Performing Arts Academy. Dr. Feres-Lloyd é registrada no programa Music Together®.


Randall Hooper

Recebeu o título de Bacharel em Educação Musical da Texas State University (San Marcos, Texas), Mestre em Música (Regência Coral) da Baylor University (Waco, Texas) e Doutor em Artes Musicais (Regência Coral) da Louisiana State University (Baton Rouge, Louisiana), onde estudou com Kenneth Fulton. Como professor universitário, ensinou na Tennessee Tech University e Georgia State University. Atualmente, é o Diretor de Atividades Corais da Texas A & M University, na cidade de Commerce, Texas. Como regente, já foi convidado para reger coros em diferentes estados norte-americanos, sobretudo no Sul e Sudeste dos Estados Unidos. Seus coros já se apresentaram em diferentes eventos e salas de concertos nos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall, e na Europa (Inglaterra, Alemanha e Áustria). Randall Hooper tem também se dedicado à pesquisa sobre o canto coral, tendo apresentado, em 2005, um trabalho sobre a música coral de Anthony Burgress na Fundação Internacional Anthony Burgess, em Manchester, Inglaterra, que foi publicado no livro Anthony Burgess and Modernity, uma coleção de estudos apresentados no referido simpósio.




Confira os horários das apresentações e a programação completa (clique para ampliar)