Poesia | Vitória Lima é homenageada com sarau poético promovido pelo Ariel Coletivo Literário


Na noite desta quinta-feira, dia 18 de abril, o Ariel Coletivo Literário promove um sarau poético, intitulado 'Entre Cores e Versos', em homenagem à professora Vitória Lima. O evento acontecerá no Largo da Boemia (Rua Ernani Lauritzen, nº 60, no centro de Campina Grande) a partir das 21h30.

O professor Tiago Silva, organizador do Ariel Coletivo Literário, define a poesia de Vitória Lima da seguinte forma: "Em seus dois livros, a poetisa Vitória Lima constrói um jardim muito rico em fauna e flora. Há uma impressionante variedade, tipicamente tropical, que se mistura e cria outras e novas possibilidades. O tom feliz fúcsia, nome de seu último livro, é predominante, mas há também espaço para outros, que revelam amores, dores, alegrias, tristezas, fantasias, anseios e percepções de um sujeito presente em cada momento da vida. Suas composições poéticas são apresentadas, geralmente, como retratos, como fragmentos de vida escritos com o momento presente. Há sempre uma mistura linda entre poesia e vida, entre vida e arte, que só poderia ser alcançada por alguém que, confessando-se, divide, generosamente, o que vive e o que já viveu com o outro e, desse modo, compartilha com o leitor suas impressões sobre a vida e sobre nela caminhar. Com essas características, não se espera, do seu leitor, neutralidade. Não há como sentir-se imparcial em relação aos seus versos, ora suaves e acolhedores, ora fortes e duros; de algum modo, em algum momento, faz-se uma conexão e a mágica está feita – você se reconhece representado nos versos. Uma poetisa assim, cuja poesia possui tais características, justifica qualquer homenagem. Contudo, outras existem: nós temos o prazer de conviver com a autora dos versos que serão, aqui, recitados, e de, com ela, conversar, dialogar sobre a vida e compartilhar ideias. Por tudo isso, queremos demonstrar nosso carinho e apreço a essa “pessoa do bem” que é Vitória Lima".


Sobre a homenageada
Maria das Vitórias de Lima Rocha (Vitória Lima) nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 1946. Graduou-se em Letras (Inglês e Português) pela UFPB. Mestre em Inglês (Universidade de Denver Colorado, EUA) e em Estudos Shakespeareanos (Shakespeare Institute, Universidade de Birmingham, Inglaterra). Professora de Literaturas em Língua Inglesa – UFPB (de 1970 a 1992), recém aposentou-se de seu cargo de professora na Universidade Estadual da Paraíba. Publicações em livros: Anos Bissextos (Poesia), João Pessoa: Editora A União,1997 e Fúcsia (Poesia) João Pessoa: Editora Linha D´Agua, 2007. Participação em Antologias: Nordestes, Fundação Joaquim Nabuco/SESC São Paulo, 1999. Estação Recife, Coletânea Poética 3, Prefeitura do Recife, 2004. Autores Paraibanos – Poesia, João Pessoa: Editora Grafset, 2005. Imagem Passa Palavra – Poesia - Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, 2004. Coletânea Antônio Maria de Crônicas, vol. 1, Prefeitura do Recife, 2010.

Foto: Acervo Pessoal
(Atualizado em 16/04/13)
Leia mais sobre: × × × × ×