Campinenses amantes da literatura participam do grupo ‘Ariel Coletivo Literário’, no Facebook


Além de conectar amigos, as redes sociais também servem para que seus usuários compartilhem gostos em comum. É o que tem acontecido com várias pessoas de Campina Grande no ‘Ariel Coletivo Literário’. O grupo foi criado no Facebook por Tiago Silva, professor do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, e tem como objetivo reunir amantes da literatura para debater e compartilhar a produção de escritores e poetas.

“Uma das alunas da disciplina ‘Literatura de Escrita Feminina’ sugeriu que eu criasse um espaço para o compartilhamento de composições literárias de autoria feminina. A partir dessa ideia, criei o grupo e vinculei todos os alunos da disciplina a ele. Desde então, muitos alunos do curso de Letras, alguns professores de outros cursos, colegas de trabalho e até pessoas de outras cidades tem aderido ao projeto”, explica Tiago. Apesar da proposta inicial, o grupo não está limitado a obras assinadas por mulheres. O objetivo atual é de compartilhar textos de autores nacionais e estrangeiros, independentemente da orientação de gênero.

Mesmo com poucos meses no Facebook, o ‘Ariel Coletivo Literário’ já conta com mais de 140 membros. A administração do grupo é feita pelo próprio Tiago, que modera a entrada de novos usuários e procura fazer com que o espaço seja o mais democrático possível. Os membros mais frequentes já pensam em expandir a ideia e promover ações fora da rede social, como saraus e encontros literários.

Tiago explica que o nome do grupo foi uma sugestão da professora Vitória Lima. “Podemos dizer que Ariel é uma homenagem à poetisa Sylvia Plath, que utilizou o nome como título de seu livro póstumo, mas também nos remete a Shakespeare, com sua peça ‘A Tempestade’, que tem uma personagem chamada Ariel. E, ainda, lembramos de Hans Christian Andersen, que batizou a protagonista de um de seus contos mais famosos, ‘A Pequena Sereia’, de Ariel.

Se você curte literatura e gostou da ideia, clique aqui e entre para o ‘Ariel Coletivo Literário’.

(Atualizado em 28/02/13)
Leia mais sobre: × × × × × ×