Personal trainer dá detalhes do programa ‘Mexe Campina’, que incentiva a prática de exercícios


Viver bem, buscando o equilíbrio e se posicionando serenamente mesmo diante do stress no trabalho, estudos ou rotina sem resultar em desgaste emocional. Parece impossível? Manter hábitos saudáveis é mais fácil quando se tem ajuda de um programa gratuito de atividades.

Em Campina Grande, a opção é o ‘Mexe Campina’. “O programa vem com tudo e com objetivos de ‘mexer’ com a população, através de ações sistematizadas, pontuais e periódicas de incentivo a prática de exercícios físicos regulares, obtenção de saúde e qualidade de vida e sob a orientação de profissionais especialistas em saúde coletiva”, explicou o personal trainer Washington Franklin, que integra a coordenação das ações.

O especialista explica que existem várias opções que vão desde a simples caminhada ou corrida até as aulas de aeróbica. “Além dos benefícios fisiológicos e psicológicos, os sociais também são fortemente percebidos. O resultado são indivíduos mais seguros de si, aquisição de novas amizades, melhor integração social e cultural, ampliação de rede social de contatos, funções sociais preservadas e possivelmente ampliadas”, disse o personal.

Para ele, inserir hábitos saudáveis no cotidiano, como exercícios físicos regulares é mais uma opção para a aquisição da tão desejada ‘qualidade de vida’. “Estudos no mundo inteiro confirmam que as práticas de exercícios físicos representam mais anos de vida, ou seja, pessoas que fazem exercícios físicos regularmente, quase todos os dias, vivem de dois a três anos a mais e trazendo maior efeito na saúde mental e social. Essa prática tem atraídos muitos adeptos, visto que, espaços de lazer como praças, parques ou até mesmo lugares inusitados favorecem a sensação de revitalização, aumento de energia e motivação agregado ao prazer que o exercício físico proporciona ao praticante”, explica.

Grande Campina - O que podemos entender por ‘qualidade de vida’?
Washington Franklin - Os fatores são múltiplos e variam para cada pessoa. Estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e até espiritualidade, são situações que favorecem a obtenção de uma melhor qualidade de vida. Entretanto, o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e as oportunidades na vida de uma pessoa determinam o seu estilo de vida.

GC - Onde a população pode encontrar pontos do ‘Mexe Campina’?
WF - Na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Cruzeiro, Villa Olímpica Plínio Lemos (no José Pinheiro), O ‘Meninão’, no Dinamérica, o tão conhecido Parque da Criança. A população pode realizar de forma gratuita uma avaliação física completa e caso necessite, são encaminhadas para o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) mais próximo, para um acompanhamento medico e nutricional.

GC - Qual é a meta do programa com os grupos de terceira idade?
WF - Tem o objetivo maior de integrar, sociabilizar e criar oportunidades de tornar os idosos mais ativos no sentido geral (social, mental e físico) e resulta na diminuição e/ou controle da diabetes e colesterol, fortalecimento das articulações e ganho de força muscular, melhora da ingestão alimentar, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e AVC, melhora dos reflexos e equilíbrio, aumento da densidade óssea. Políticas públicas são fundamentais para inserção de indivíduos inativos na aquisição de hábitos saudáveis.


Confira também: Personal trainer fala sobre Aero Jump, a novidade que está ganhando adeptos nas academias de Campina Grande. 
Leia mais sobre: × × × ×