Evento promovido pelo Buffet Pirauá reúne a sociedade campinense no Palácio das Nações


O chef de cozinha e empresário Genaldo Cardoso, ao lado de seu sócio Valber Resende, promoveu na última quarta-feira, dia 6 de junho, um grandioso evento intitulado ‘Degustando Sabores’. Tudo aconteceu no Palácio das Nações, onde uma seleta lista de convidados conferiu em primeira mão o novo cardápio do Pirauá Recepções, empresa que há uma década e meia é destaque na gastronomia de eventos em Campina Grande.

A noite foi dividida em três atos. No primeiro momento, os convidados foram recepcionados pelos principais profissionais da área de eventos na cidade (confira a reportagem completa aqui), enquanto espumante e salgados finos - como tartelete de kassler e trouxinhas de funghi secchi - eram servidos. O clima na casa de recepções, lindamente decorada para a ocasião, ficou ainda mais agradável com a voz doce da cantora Janine Lima.


Enquanto os convidados visitavam os espaços da exposição, uma figura carismática circulava pelos salões: Álvaro Rodrigues. O renomado chef de cozinha, um dos mais famosos do país, fazia questão de cumprimentar os presentes e perceber as primeiras impressões sobre o evento. Atendendo ao convite de Genaldo Cardoso, Álvaro assinou o novo cardápio - ou nova coleção, como ele chama - do Pirauá e veio a Campina Grande especialmente para prestigiar a festa.


Duas modelos da agência Team - Carla Araújo e Karol Dias - garantiram ainda mais beleza ao primeiro ato do ‘Degustando Sabores’. Ambas usaram trajes e adereços que remetem à arte da culinária.


E como num espetáculo de arte, as cortinas se abriram para o segundo ato da noite. Chegou a vez de apreciar vários dos itens que compõem o novo menu do Pirauá. No salão intermediário do Palácio das Nações, os convidados degustaram comidinhas frias (como velouté de camarão ao curry, salada real, acaçar de moranga e carne seca, flan de tomate e azeitonas) e quentes (como bacalhau thai, combuquinhas de milho ao ragú, estrogonofe russo e salmão com molho de laranja e gengibre). Uma das iguarias mais elogiadas foi a Paella a La Valenciana - um colorido de dar água na boca. Destaque também para a caprichada Ilha de Rool, resultado da mistura magistral de ingredientes finos.



A bancada de coquetéis era um show à parte. Ray Breeze, ponche russo, Frozen Daiquiri de manga e Vanila Tiny agradavam em cheio.




O terceiro e último ato da noite, intitulado Banquete Real, foi anunciado por um trompetista. Mais um grande salão com mesas impecáveis para receber os convidados. Depois da apresentação inicial, feita pelo mestre de cerimônia Morib Macedo, Álvaro Rodrigues surgiu para saudar oficialmente os presentes. O chef começou seu discurso explicando a forte presença da gastronomia em sua vida. Neto de uma quituteira italiana, Álvaro teve o primeiro contato com esta arte ainda na infância, mas precisou crescer para, anos depois, encarar a culinária como profissão. Hoje ele já conta 25 anos de trabalho, tendo formado mais de 43 mil alunos em seus cursos de gastronomia, em São Paulo.


Álvaro Rodrigues destacou os pontos fortes do Pirauá, que, segundo ele, corresponde às mais altas expectativas da área. “O dono de um buffet é um realizador de sonhos, assim como todos os outros profissionais que trabalham com eventos. Quem sonha em ter uma festa de casamento inesquecível, por exemplo, confia seus desejos ao banqueteiro”. O chef ainda afirmou que estar presente no ‘Degustando Sabores’ lhe dava prazer, pois percebia que o evento deve significar um divisor de águas na história do Palácio das Nações e do Pirauá Recepções. E foi tecendo elogios - ao som de Jackson do Pandeiro - que ele anunciou a entrada de Genaldo Cardoso. Acompanhado pelos seus fiéis colegas de cozinha, o anfitrião da noite estava visivelmente emocionado.


Depois de uma longa onda de aplausos, os pratos começaram a ser servidos, com a maravilhosa música de um quinteto de cordas como trilha sonora. Para beber, os convidados apreciaram rótulos da Domno (os espumantes .Nero Brut e .Nero Moscatel) e vinhos tintos da Casa Valduga (Cabernet Sauvignon Merlot e Franc).




Os três pratos apresentados no jantar de gala foram os seguintes:



Texto: Ed Félix / Fotos: Ligia Coeli

Confira a segunda parte da cobertura completa do evento 'Degustando Sabores'.