Museu de Arte Popular da Paraíba vai sediar noite de lançamento da obra 'Paraíba: algumas histórias'


Será lançado nessa sexta-feira, 22 de maio,  o livro Paraíba: algumas histórias, de autoria de José Carlos Barreto. O lançamento acontece a partir das 17h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande.

Nascido em João Pessoa, mas radicado há mais de 60 anos no Rio de Janeiro, Barreto formou-se em Sociologia pela UERJ. “No final da faculdade, comecei a me interessar por Geografia e também me licenciei neste curso também”, contou. O livro, em que trabalha episódios históricos por meio de personagens fictícios, começou a germinar a partir de uma viagem realizada pelo autor. Ao receber um casal de portugueses, resolveu fazer com eles o trajeto do Rio São Francisco. “Fizemos o trajeto todo. Serra da Canastra, em Minas, Juazeiro, Xingó, Paulo Afonso, até chegar a Foz”, conta.

Ao chegar em Sergipe, Barreto lembrou-se dos parentes que tinha na Paraíba e seguiu até Cabedelo. Ao chegar na terra natal, reviu parentes que não conhecia. “Ao voltar, trouxe comigo algumas indagações sobre a minha terra. Escrevi algumas coisas. Criei alguns personagens pra tentar contar algumas histórias”, relembra Barreto.

A obra
Se divide em oito capítulos. Os textos vão da colonização até a Revolução de 1930. “Essa é a 12ª apresentação que faço do livro”, conta. O autor autografou o livro no Rio de Janeiro, na Feira de São Cristóvão, tradicional reduto da cultura nordestina. Chegou, inclusive, a apresentar sua obra em Portugal, na cidade de Lisboa. “Sempre levando o nome da Paraíba. Fiz questão de botar o nome da Paraíba cujas cores da bandeira ilustram a capa do meu livro”, destaca.

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×