Prefeitura realiza censo arbóreo e planeja plantar 40 mil novas árvores em Campina Grande


Com o objetivo de identificar a atual situação em relação às áreas verdes de Campina Grande, a Prefeitura está realizando um censo arbóreo em toda a cidade. O trabalho visa levantar dados sobre o total de plantas existentes e deve ser concluído até o final de 2015.

Em junho de 2014, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) lançou o programa 'Minha Árvore' com a missão de plantar diversas espécies ornamentais nas ruas, praças, canteiros e outros logradouros públicos. O programa tem caráter permanente e previsão de plantar 40 mil novas árvores em Campina Grande.

A coordenadora do Meio Ambiente do município, Denise Sena, explica como funciona o programa de educação ambiental 'Minha Árvore', em parceria com a Secretaria de Educação, junto às escolas da rede municipal de ensino:

"Além de participar das atividades teóricas e práticas, os alunos da rede municipal aprendem a exercer cidadania. Percebe-se a imensa satisfação de estudantes de várias idades envolvidas no processo. Sempre atentos às explicações e nas atividades práticas, eles demonstram a plena satisfação. Eles serão desta forma, importantes agentes multiplicadores, incentivando, inclusive os pais e as mães para plantar as mudas em suas casas, embelezando o bairro e trazendo mais qualidade de vida para a população".

O programa ‘Minha Árvore’ já contemplou as Escolas Municipais Maria Anunciada Bezerra, Mariinha Borborema, e as Escolas Privadas Motivação e Alice Coutinho, no bairro Três Irmãs; e Luiz Gomes, Frei Dagoberto, Luzia Dantas e Lúcia de Fátima Gayoso, no Alto Branco, beneficiando mais de 1500 estudantes da rede pública. As próximas comunidades a ser beneficiadas serão nos bairros do Catolé, Lauritzen, Cruzeiro e Jardim Paulistano.

Paralelamente às aulas e ao plantio de mudas, técnicos da Prefeitura estão realizando visitas residenciais, fazendo o cadastramento, incentivando a adesão ao projeto e a ampliação do número de plantas em jardins e quintais. “A Prefeitura presta total assistência para quem aderir ao projeto e plantar uma árvore em casa”, garantiu a coordenadora.

Foto: Bando de imagens / Fonte: Assessoria PMCG
Leia mais sobre: × ×