Antigo Cine Capitólio de Campina Grande deverá se transformar em Centro Cultural

Antigo Cine Capitólio de Campina Grande deverá se transformar num Centro Cultural

O antigo Cine Capitólio, prédio desativado na área central de Campina Grande, deverá se transformar num Centro Cultural. Essa foi a proposta inicial apresentada durante uma  reunião que ocorreu, na semana passada, no auditório da Secretaria de Cultura. O encontro para definir o destino do histórico prédio reuniu membros do Conselho Municipal e Patrimonial Cultural, Instituto Histórico de Campina Grande, Conselho de Cultura, Secretaria de Obras e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Os debates se debruçaram na análise de três propostas. A da arquiteta Mayrla Souto Maior, que defende a criação de um espaço multicultural; a do professor Luciano Mendonça e a minuta “Capitólio das Artes”, elaborada pelo Memorial Severino Cabral, representado por Eneida Maracajá.

O futuro Centro Cultural será composto por uma cinemateca, que seria responsável pela preservação da produção audiovisual campinense em torno da difusão e restauração de seu acervo; um espaço para apresentações artísticas de dança, teatro e música, áreas destinadas ao usufruto da sociedade, como um café e salas voltadas aos Conselhos de Cultura, artístico e patrimonial de Campina Grande, entre outros.

Após este processo de unificação das ideias para formatação do projeto final, a proposta será enviada para apreciação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, para que tão logo ocorra a aprovação pelo órgão, se inicie o plano de execução do projeto, no que diz respeito a sua funcionalidade.

Foto: Ligia Coeli / Fonte: Codecom-CG
Leia mais sobre: ×