Saúde | Secretaria de Saúde de Campina Grande faz mutirão de emergência para vacinar cães e gatos

Secretaria de Saúde de Campina Grande faz mutirão de emergência para vacinar cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande vai realizar um mutirão para vacinar cães e gatos contra a raiva neste sábado, 14. A ação acontecerá das 8h às 17h no Centro de Zoonoses, em Bodocongó, e em mais dois postos volantes, que funcionarão na Vila Olímpica Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro, e na Policlínica das Malvinas.

O mutirão tem caráter emergencial! Isso por causa do desabastecimento nacional da vacina e do soro antirrábico humano, anunciado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é evitar que animais contraiam a doença e passem e para as pessoas, uma vez que a quantidade de doses da vacina disponíveis no município para tratar a raiva humana está limitada.

 De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental do município, deverão ser vacinados todos os cães e gatos que não tomaram a dose da vacina na última campanha realizada em outubro do ano passado. Em 2014 foram vacinados 48.664 animais contra a raiva, o que representa 90% da população estimada de cães e gatos na cidade.

Fique alerta! 
Em Campina Grande, o soro antirrábico para humanos é ofertado no Hospital de Trauma e as vacinas são aplicadas no Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade. Até a manhã desta sexta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde dispunha de apenas 47 doses da vacina antirrábica para a população campinense e de mais 100 municípios paraibanos.

Foto:  freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: × ×