Associação das Escolas de Samba e Troças faz exposição sobre o carnaval de Campina Grande

Campina Grande recebe exposição 'Carnaval de Campina Grande: um Século de Emoções'

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas (ACESTC), realiza a partir desta quarta-feira, até o dia 18 de fevereiro, a exposição Carnaval de Campina Grande: um Século de Emoções. Será uma mostra onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as festas de Carnaval realizadas no município durante um século. A exposição será no hall de entrada da Secult, sempre das 8h às 18h, e terá como curador o ator e memorialista Walter Tavares.

A Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas (ACESTC), que tem como presidente José Almeida Silvano, promove em conjunto a Exposição, diz que é da maior importância a sua realização aproveitando a oportunidade para convidar a população para o evento.

A exposição objetiva mostrar aos estudantes, pesquisadores, historiadores e visitantes em geral as peças e objetos que caracterizaram as festas do Momo em Campina Grande. Ao longo do século XX eram realizados, no município, grandes carnavais de rua e de salão, normalmente atraindo multidões de foliões às ruas, avenidas e clubes nos dias de festa.

O inicio do Carnaval em Campina Grande ocorreu em meados do século XIX, nas décadas de 1920 até 1950, no Clube 31, com os desfiles de blocos de frevo realizados na rua Maciel Pinheiro, conhecida à época como o quartel general do frevo. Os foliões se divertiam com as escolas de samba e a Orquestra de Negros do Clube Ipiranga, que durante décadas arrastou multidões.

Houve ainda o surgimento do poético Bloco da Saudade e seus estandartes de luxo, nos anos de 1990, promovendo um Carnaval de frevos e marchinhas que encantou gerações na Rainha da Borborema. Nesses carnavais era comum o uso de confetes e serpentinas, além das pessoas que brincavam usando fantasias e máscaras e da participação de muitos artistas e boêmios.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×