Cultura | Museu de Arte Popular da Paraíba funciona em horário especial durante o mês de janeiro

Museu de Arte Popular da Paraíba funciona em horário especial durante o mês de janeiro

Ok, todo mundo sabe que no mês de janeiro tem muito campinense no litoral mas a boa notícia é: para quem fica aqui em Campina Grande tem opção de passeio, sim! O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) informa que o espaço está funcionando em horário especial para visitação pública durante o mês de janeiro. Quem quiser visitar o MAPP e conhecer um pouco mais da cultura nordestina tem à sua disposição os horários das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 18h, aos sábados e domingos. Uma dica de passeio bacana, hein?

O museu conta com rico acervo entre peças e materiais que contemplam as áreas da música, literatura e xilogravura, além do artesanato. A estrutura dedicada à música presta uma homenagem a Jackson do Pandeiro, com fotos, objetos e materiais audiovisuais. Nesta parte, os visitantes podem ter acesso a artigos utilizados pelo artista, a exemplo de um pandeiro, violão e reco-reco que pertenceram ao músico. No espaço também há painéis com referências a outros importantes músicos paraibanos, como Sivuca e Marinês, além de registro de mais de 300 nomes de artistas.

No acervo musical do MAPP estão catalogadas ainda 5 mil músicas, das quais 420 apenas de Jackson do Pandeiro, disponíveis para audição do público por meio de computadores e fones de ouvido instalados no local. O MAPP possui uma sala multimídia, reservada à audição de toda a obra disponível e também para a visualização de imagens relacionadas aos artistas.

O espaço do artesanato traz uma síntese desta arte paraibana, com centenas de peças das mais variadas tipologias, como renda, cerâmica e madeira. Nesta estrutura, o público tem a oportunidade de ver peças em madeira, couro, barro tecido, ferro e cerâmica, dentre outras matérias-primas. Há produtos confeccionados pelo Galpão das Louceiras de Serra do Talhado, pela Associação dos Artesãos do Cariri Ocidental (ARCA), além de trabalhos de artistas como Chico Ferreira, Nenê Cavalcanti, Maria dos Mares e Tota.

No ambiente da Literatura, está exposto tudo aquilo que está relacionado com o romance e a cantoria, as formas impressas e as expressões cantadas e faladas, como o repente, o coco, as cantigas e, principalmente, o cordel. Nesta área, o museu tem à disposição o acervo da Biblioteca Átila Almeida da UEPB, que detém a maior coleção de cordel da América Latina, com mais de 17 mil exemplares.
Um cordel de 1904, de autoria do mais importante nome da literatura popular de todos os tempos, Leandro Gomes de Barros, integra o acervo literário. O folheto é uma das preciosidades que pertencem ao acervo da Biblioteca Átila Almeida. O espaço da Literatura é dedicado, em grande parte, ao cordel e funciona como uma espécie de mostruário deste acervo. Nele haverá exposições de ciclos temáticos do cordel.

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: × ×