Alunos do projeto 'Turista Aprendiz' visitam Campina Grande para trocar experiências culturais

Alunos do projeto 'Turista Aprendiz' visitam Campina Grande para trocar experiências culturais

Um  projeto bem diferente e cultural: o Turista Aprendiz consiste em oficinas de criação literária e viagens etnográficas envolvendo jovens cariocas da rede pública de ensino. Inspirado na obra de Mário de Andrade (O Turista Aprendiz, 1927), a ação tem como objetivo despertar a sensibilidade poética e ampliar a visão de mundo dos alunos por meio de deslocamentos (por sua cidade, estado e país) e exercícios de escrita.

Os alunos chegam a Campina Grande, no próximo dia 14 de Janeiro, quando terão uma oportunidade de dialogar com alguns escritores campinenses na Livraria Nobel Campina Grande, ás 15h. O objetivo é falar um pouco das experiências de cada escritor, dialogando com os jovens participantes do projeto. Daqui da cidade quem já confirmou presença foi Mabel Amorim, Edson Tavares, Rafael Melo Poeta, Aziel Lima Assorac e Juviniano Cantalice.

Segundo Flavio Corrêa de Mello, coordenador do projeto, os deslocamentos foram desenhados de maneira a aproximar os jovens de diferentes universos culturais, incentivando o olhar antropológico e o intercâmbio com jovens de outros contextos do Brasil. Parte da vivência desse processo envolve a hospedagem do grupo em espaços de parceiros que atuam na cidade visitada e a interação com seus participantes/atendidos.

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: × ×