Como forma de homenagear os 150 anos de Campina Grande, a 9ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande (Comunicurtas), exibirá, nos dias 15 e 16 de novembro, às 15h, no Teatro Municipal Severino Cabral, os longas Pingo d’água, do diretor Taciano Valério, e O Resgate do Pavão Misterioso, do diretor e professor Sílvio Toledo. Os dois longas tiveram grande parte de suas cenas rodadas na Rainha da Borborema e vão integrar a Mostra Especial de Filmes Convidados do festival.
Rodado com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três cidades brasileiras, entre elas Campina Grande e Lagoa Seca, “Pingo d’Água” é um filme que mostra o deslocamento no espaço como busca de outra identidade e o ato de viajar como olhar para dentro de si.
Trata-se de uma obra de atmosfera intrigante e envolvente, de imagens que evocam de forma simples e real mistérios da natureza humana, como a dificuldade nos relacionamentos, o medo e a libertação pessoal. O filme traz no elenco o ator e crítico cinematográfico francês radicado no Brasil Jean-Claude Bernardet e o paraibano Everaldo Pontes. Recentemente o filme foi um dos destaques do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
O Resgate do Pavão Misterioso é outro filme que teve muitas cenas rodadas em Campina Grande. A obra é inspirada no famoso cordel O Romance do Pavão Misterioso, que foi escrito na década de 20, pelo paraibano José Camelo de Melo Rezende e foi o folheto mais vendido de todos os tempos. O longa foi adaptado para os dias atuais e é um romance com aventura, humor e linguagem popular. Com 29 atores no elenco, a obra conta com ótima trilha sonora, que inclui cantores como Amazan, Sócrates Gonçalves, Renata Arruda, e Capilé.
Além de Campina Grande, as cidades de Areia, Boqueirão, Sousa, Boa Vista, entre outras, foram cenário para o filme. Que conta a história de Alexandre, rapaz do sítio, que muda-se para a cidade grande para cursar direito. Na cidade, ele conhece e se apaixona por Sofia, uma menina que é oprimida e explorada pelo padrasto em apresentações que exploram financeiramente a fé das pessoas. Para libertá-la da tirania do padrasto, ele vai contar com a ajuda dos amigos e de uma máquina antiga incrível que descobre enterrada no quintal do seu sítio.