Campina registra queda no índice de infestação da dengue e ações de combate são intensificadas


Moradores de Campina Grande engajados para não deixar água parada! A população deve ficar de olho nos quintais especialmente nos potinhos que possam acumular líquido e servir de foco para o mosquito da dengue. Mas temos boas notícias: o quinto Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de Campina Grande em 2014 apontou que o município diminuiu o índice de infestação médio, com 2,9%, contra 4% do levantamento anterior, de acordo com os dados da Vigilância Ambiental em Saúde. Isto quer dizer que a cidade saiu da condição de alto para médio no risco de transmissão da dengue.

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 24 de outubro em sete mil imóveis. De acordo com a gerente da Vigilância Ambiental em Saúde e Zoonoses de Campina Grande, Rossandra Oliveira, a diminuição do índice é resultado do trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias.

“Todos os dias eles fazem vistorias nas residências, mas é preciso que os moradores colaborem porque em 87% dos sete mil imóveis deste último LIRAa havia focos do mosquito dentro de caixas d’água, tambores e tanques”, disse.

Rossandra ressaltou ainda que o levantamento anterior foi feito em julho, quando a ocorrência de chuvas é maior e os focos aumentam naturalmente. Do 4° para o 5° LIRAa, os bairros que mais conseguiram diminuir os índices foram: Mirante, Monte Castelo, Santo Antônio e José Pinheiro, de 9,1 para 3,5; Lauritzen, de 5,7 para 3,9; Bela Vista, de 4 para 1,4; e Bodocongó, 5,5 para 3,4.

Apesar dos níveis positivos, alguns bairros ainda registraram índices altos e merecem atenção. Cruzeiro e Jardim Paulistano estão em alto risco com 4,1 e locais como Alto Branco, Castelo Branco, Itararé, Jardim Tavares, Lauritzen, Nações, Vila Cabral, Nova Brasília, Sandra Cavalcanti e Tambor estão no limite da classificação de médio risco, com 3,9. Nestes pontos, as ações de combate, prevenção e orientação serão intensificadas.

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×