Campanha 'Novembro Azul' tem desafio de chamar a atenção para a saúde masculina, em Campina Grande

Campanha 'Novembro Azul' tem desafio de chamar a atenção para a saúde masculina, em Campina Grande

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande lançou nesta quinta-feira, 06, a campanha Novembro Azul, mobilização que pretende chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde. Nacionalmente, a campanha busca orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA (Prova do Antígeno Prostático) para diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas, no município, o foco este ano será no cuidado com a saúde integral do homem.

Para isso, 80 Unidades Básicas de Saúde com 101 equipes de saúde da família estarão engajadas em ações, como palestras e consultas para encaminhamento aos urologistas, que atenderão nos oito Centros de Saúde do Município.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, os homens com mais de 40 anos de idade são o alvo da campanha e os profissionais como taxistas, mototaxistas e motoristas, além de servidores da própria Prefeitura. “A ideia este ano é fazer buscas aos locais onde os homens estão porque eles não costumam procurar os serviços de saúde, então, nós temos que fazer com que as informações cheguem até eles”, explicou.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Giovanna Cordeiro, durante a campanha, as unidades de saúde também realizarão reuniões com grupos de tabagismos para diminuir os fatores de risco de complicações de saúde dos homens. A intenção é fazer com que os homens procurem os atendimentos nas unidades.

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×