Campina Grande terá edições semanais da Feira Agroecológica da Reforma Agrária

Campina Grande terá edições semanais da Feira Agroecológica da Reforma Agrária

Será aberta nesta quinta-feira, dia 9, a Feira Agroecológica da Reforma Agrária, onde serão comercializados produtos sem agrotóxicos e adubos químicos, trazidos de assentamentos da reforma agrária da região da Borborema. A feira será realizada semanalmente, todas as quintas-feiras, das 6h às 14h, na praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande, e os produtos poderão ser adquiridos diretamente dos agricultores, sem a presença de atravessadores.

A Feira Agroecológica da Reforma Agrária irá reunir aproximadamente 40 agricultores de pelo menos 16 dos 31 assentamentos que recebem assistência técnica, social e ambiental da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção). O objetivo é promover alternativas de comercialização dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores dos assentamentos, favorecendo a agricultura familiar e produtos que promovam saúde e qualidade de vida.

Na feira serão comercializadas hortaliças, frutas, queijos, manteiga, doces, ovos, galinhas, garrafadas feitas com plantas medicinais, mudas de plantas, artesanato, mel, bolos, biscoitos, tapiocas e beiju. Os produtos alimentícios comercializados na Feira Regional da Reforma Agrária têm o acompanhamento dos técnicos da COONAP e a garantia de que são produzidos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, explicou a assistente social Ana Cristina de Oliveira.

A Feira Agroecológica da Reforma Agrária é uma iniciativa da equipe técnica da COONAP, com incentivos financeiros do governo federal, através do Incra/PB, e será realizada em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, através das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além do Nera (Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica) da UEPB e IDS (Instituto de Desenvolvimento Social).

Foto: freehdwalls.net / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: