Secretaria de Saúde registra queda de mais de 67% nos casos notificados de dengue em Campina Grande



Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande mostrou que os casos de notificados de dengue caíram 67% nos setes primeiros meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho, foram registrados 590 casos da doença, enquanto que em 2013 foram totalizadas 1790 notificações no mesmo intervalo.

Para a gerente de Vigilância Ambiental em Saúde e Zoonoses do Município, Rossandra Oliveira, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias tem contribuído de forma significativa para essa diminuição. “Os agentes vistoriam as residências durante todo o ano e intensificam o trabalho nesta época chuvosa em que estamos, procurando e eliminando os focos, orientando sobre soluções simples de combate e promovendo ações que previnem a proliferação do mosquito”, explicou.

O último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), feito entre os dias 14 e 28 de julho, apontou um índice de 4%, caracterizando uma situação de alto risco para transmissão da doença. Os locais que apresentaram os maiores índices foram os bairros de José Pinheiro, Mirante, Monte Castelo e São José, todos com 10,5%.

Foram vistoriados aproximadamente sete mil imóveis em 51 bairros, e ficou constatado que os focos de maior incidência ainda estão dentro das casas, principalmente em tonéis e tambores de água. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta que a comunidade precisa colaborar com o trabalho da Vigilância Ambiental, permitindo que os profissionais de combate à dengue entrem em suas casas. A população campinense conta ainda com um canal específico para realizar denúncias, através do Disque-Dengue: 3322-5760.

Saiba como prevenir
As orientações básicas para prevenir a infestação do mosquito, passadas pelos agentes, vão desde colocar areia na borda dos pratos de vasos de plantas, instalar tela ou jogar água quente nos ralos e até mesmo incentivar a criação de peixes em cisternas ou outros tipos de reservatórios. Apesar de todas estas ações já desenvolvidas, a Secretaria de Saúde ainda realiza várias palestras de orientações para que lideranças comunitárias multipliquem a campanha de prevenção e combate à dengue.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×