Movimento Negro de Campina Grande promove evento no teatro municipal Severino Cabral


O Movimento Negro de Campina Grande celebra durante o III Agosto para a igualdade racial mais conhecido como Agosto Negro, o centenário do poeta, ator, escritor, dramaturgo e artista plástico Abdias Nascimento. A programação tem início a partir desta quarta-feira, 06 de agosto.

Às 18h será realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, no Mini Teatro Paulo Pontes, uma apresentação cultural com a Associação Cultural de Capoeira Badauê e o Mestre Sabiá. Em seguida haverá palestras com os temas Pelo fim do genocídio da Juventude Negra nos 150 anos de Campina Grande e Campina Grande: 150 anos de Racismo, Exclusão e Discriminação contra a raça negra, com os palestrantes Willians Lima Cabral, historiador e capoeirista e José Pereira de Sousa Júnior, professor da UFRN.

A programação prossegue na quinta-feira, dia 07, com apresentação cultural com o Grupo Capoeira Caiana, às 18h e o professor Pindura e mesa redonda às 19h sobre a capoeira no combate ao racismo e enfrentamento das desigualdades sociais.

Na sexta-feira, dia 08, tem palestra às 19h com o tema Do teatro experimental do negro à conquista da Lei 10.639/03 – contribuições de Abdias Nascimento para o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira, com Hélio Flores doutor em História. No dia 09 às 08h30, encerrando o encontro, haverá palestras sobre Abdias Nascimento Pan africanismo e lutas pela igualdade racial no Mundo e ainda Comunidades Quilombolas e Opressão Racial na Paraíba, com Elisa Larkin Nascimento, doutora em psicologia pela USP e Rogério Zeferino, doutor em Ciências Sociais pela UFCG.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×