Seminário discute desafios para a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis

Seminário discute desafios para a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis

 O Centro de Ação Cultural (Centrac) realiza no dia 14 de junho o seminário Desafios para Inclusão Socioeconômica dos Catadores na Política Municipal de Resíduos Sólidos. A programação acontece das 8h às 12h no auditório do Centro de Tecnologia Professor Severino Lopes Loureiro, próximo ao Terminal de Integração de Passageiros, no Centro de Campina Grande.

O seminário vai reunir cerca de 200 catadores e catadoras de materiais recicláveis de Campina Grande, além de gestores públicos, estudantes e pesquisadores da temática. A participação é aberta ao público em geral. A mesa de abertura será com o tema Projeto Cooperar para Melhor Coletar: apoio às Condições de Vida e Trabalho dos/as Catadores/as dos Municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas, do Estado da Paraíba onde a coordenação do projeto vai mostrar as suas ações e de que forma catadores e gestores públicos estão inseridos.

Logo mais às 10h terá início a mesa redonda Desafios para a inclusão socioeconômica dos/as catadores/as na política municipal de Gestão de resíduos sólidos, com participação de Maria Madalena Rodrigues Duarte Lima, do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, do secretário Geraldo Nobre Cavalcanti, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA) e do Prefeito Romero Rodrigues ou o seu representante. Também estarão presentes ao evento gestores de secretarias municipais afeitas à temática como as de Saúde e Educação.

O evento tem o objetivo discutir a realidade e os desafios para a inclusão dos catadores na gestão dos resíduos sólidos, ou seja, dar condições para que a coleta seletiva funcione incluindo o catador como agente desse processo, com direito à capacitação para melhor desempenhar a sua função.

Números
Estima-se que em Campina Grande e no seu entorno existam mais de 600 catadores e catadoras. Destes apenas aproximadamente 50 estão organizados em duas cooperativas e quatro empreendimentos solidários.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×