Edição 2014 do Troféu Gonzagão reúne artistas de todo o país e faz homenagem a Dominguinhos

Edição 2014 do Troféu Gonzagão reúne artistas de todo o país e faz homenagem a Dominguinhos

Considerado o Oscar da música nordestina, o Troféu Gonzagão chega ao sexto ano reunindo fortes nomes da cultura. Este ano o evento acontece no dia 21 de maio, às 21h, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande. O grande homenageado dessa vez é Dominguinhos.

A ação também vai homenagear os artistas Alcione, Nando Cordel, Elba Ramalho e Anastácia. Aproximadamente 100 artistas participarão da festa, incluindo nomes regionais e nacionais. O Troféu já homenageou in memorian artistas consagrados como Marinês, conhecida como a Rainha do Xaxado, o paraibano Jackson do Pandeiro (considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira), o compositor e sanfoneiro Sivuca, além de Luiz Gonzaga, o famoso Rei do Baião que dá nome ao evento.

A festa para convidados tem apoio cultural do SESI através do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba. Segundo os organizadores, o Troféu Gonzagão é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste.

Sobre o artista homenageado 
Filho de pai sanfoneiro, desde menino Dominguinhos já se interessava por música, por influência do pai, que lhe deu de presente uma sanfona de oito baixos.  Aos seis anos de idade aprendeu a tocar o instrumento e começou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro. Sua carreira foi se consolidando e ele tornou-se um dos grandes ícones da música regional. Nos meses que antecederam seu falecimento, Dominguinhos, apesar dos problemas de saúde, ainda atuou ativamente nas comemorações de 100 anos de Luiz Gonzaga. Dominguinhos morreu no dia 23 de julho de 2013, em São Paulo.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom FIEP