Saúde | Sobram vagas para realizar exames pelo SUS no laboratório da UEPB, em Campina Grande

Sobram vagas para realizar exames pelo SUS no laboratório da UEPB, em Campina Grande

Quando falamos em Sistema Único de Saúde (SUS), imaginamos longas filas e muita espera. O que acontece no Laboratório de Análises Clínicas da UEPB, em Campina Grande, é o contrário: vazio. O local tem capacidade para realizar até 35 mil exames por ano, mas devido a pouca demanda, nos últimos anos o setor não atingiu sequer metade da sua capacidade de atendimento.

Em 2011 foram 15 mil procedimentos realizados; em 2012, oito mil e no ano passado apenas 4.787 procedimentos. Muita gente que perde a chance de fazer exames que ajudam no diagnóstico de doenças como anemias, diabetes e infecções

O motivo? Ausência de pacientes que deveriam ser encaminhados pelo SUS. É por isso que o LAC tem recebido uma média de cinco pacientes por dia, quando teria condições para atender até 25. A Secretaria de Saúde do município (que deveria fazer o encaminhamento desses pacientes) informou  que já está sabendo da situação e que uma licitação e edital já estão sendo providenciados, só assim o atendimento poderá ser normalizado.

Como funciona o laboratório?
Exames entregues em tempo hábil, feitos sem que o usuário precise enfrentar a burocracia do serviço público e com alto padrão de confiabilidade, o que garante ao Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber, anualmente, o Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O setor oferece uma série de exames a população, que pode ter acesso aos serviços gratuitamente. Os exames são feitos em um mínimo período de tempo após a marcação e graças a um sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da UEPB, a entrega é feita de forma ágil, rápida e eficiente.

Segundo a coordenação do local, a estrutura do Laboratório não foi montada apenas para atender aos pacientes das clínicas escolas da UEPB. Por isso os usuários do SUS podem solicitar aos atendentes de Programa de Saúde da Família (PSF) que encaminhem a solicitação de seus exames para a unidade da UEPB, no Campus de Bodocongó.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×