Música e espiritualidade marcam apresentação no Mosteiro das Clarissas durante o 'Concerto da Paixão'

Música e espiritualidade marcam apresentação no Mosteiro das Clarissas durante o 'Concerto da Paixão'

A Universidade Federal de Campina Grande realiza nesta sexta-feira,11 de abril, às 19 horas, o Concerto da Paixão.  O evento, que acontece tradicionalmente na semana que antecede a Páscoa, será no Mosteiro das Clarissas. Além do repertório sacro são apresentadas passagens bíblicas que versam sobre o tema da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A proposta é combinar música e espiritualidade e, para tanto, o Mosteiro das Clarissas recebe uma iluminação especial, mais intimista, criando um ambiente introspectivo e propício à reflexão.

Além do Coro Santa Clara, formado pelas monjas enclausuradas do Mosteiro, participam deste quinto Concerto da Paixão vários grupos ligados ao Laboratório de Canto Coral da UFCG (LABOCA), dentre os quais o Coro Masculino, o Madrigal Ars Femina e o Coro de Câmara de Campina Grande. O repertório dos grupos é variado, incluindo antífonas medievais, obras de Palestrina, Handel, Mozart e também de compositores brasileiros, a exemplo de Reginaldo Carvalho e Nabor Nunes. O destaque da noite é a estreia do Madrigal Ars Femina, com direção artística e vocal da professora Malu Mestrinho, que também atuará como solista na interpretação da Messe Basse, de Gabriel Fauré.

Para o coordenador do evento, o professor Vladimir Silva, o Concerto da Paixão já faz parte do calendário de atividades culturais da UFCG, servindo como uma vitrine para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos grupos ligados ao curso de Música da instituição. Além disso, o Concerto também integra as diversas atividades de divulgação do Festival Internacional de Música de Campina Grande, que este ano acontece de 21 a 26 de julho.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: ×