Saúde | Campina Grande terá equipamento capaz de realizar teste rápido para diagnosticar tuberculose


Um número que preocupa: no ano passado foram diagnosticados e notificados 146 casos de tuberculose em Campina Grande. No mesmo período foi registrado um óbito em decorrência da doença. Os dados são da Secretaria de Saúde do município. É por isso que o Ministério da Saúde vai disponibilizar na cidade um teste rápido.A previsão é que o teste comece a ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

O Teste Rápido Molecular (TRM) será capaz de detectar a presença do bacilo causador da tuberculose em apenas duas horas. O equipamento ainda tem a capacidade de identificar se o usuário possui resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença. Atualmente, na rede pública de saúde, o teste para diagnóstico da tuberculose, conhecido como baciloscopia, pode demorar até 48 horas para emissão do resultado.

Para que o novo teste seja introduzido na rede municipal de saúde, cinquenta profissionais, entre enfermeiros e médicos da Atenção Básica vão participar de uma capacitação sobre o exame. A atividade será realizada no dia 03 de abril, no Auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador.

O equipamento deverá funcionar no laboratório do Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, no centro da cidade. Em média 900 pessoas são atendidas, por mês, no serviço de referência para o tratamento da tuberculose e hanseníase do Município, que funciona no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Ascom
Leia mais sobre: × ×