UFCG realiza primeira edição do Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro

Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, acontece na Fiep, em Campina Grande, o I Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro. O evento será promovido pela pela Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande e debaterá temas como açudagem e a transposição do Rio São Francisco. Convidados de renome nacional e internacional estarão na cidade para prestigiar as palestras e mesas redondas.

Outro destaque do Workshop será a apresentação de trabalhos técnico-científicos abordando temas como de semiaridez da região, suas causas e consequências, a previsibilidade das chuvas do semiárido e as políticas públicas para promover a convivência com as secas, levando a transposição do Rio São Francisco ao centro das atenções. Uma oportunidade de participação popular nas questões para o desenvolvimento regional do semiárido e abertura de novas vozes neste processo.

Segundo dados oficiais do Ministério da Integração, o Semiárido brasileiro compreende 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nessa região, vivem 22 milhões de pessoas que representam 11,8% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa região populosa abriga dificuldades de convivência com o fenômeno natural da seca e a problemática das estiagens prolongadas e suas consequências socioambientais.

Saiba mais informações e confira a programação completa no site do evento.

Foto: Banco de imagens / Fonte: Assessoria
Leia mais sobre: × × × ×