Cultura | Festival Atos de Teatro Universitário promove apresentações e palestras em Campina


Reunir diversas produções teatrais ligadas a universidades brasileiras: esse é o objetivo do Festival Atos de Teatro Universitário, que chega à quinta edição e acontece de 05 a 08 de dezembro, no Teatro Municipal Severino Cabral e Teatro do SESC Centro, em Campina Grande. Toda a programação do evento, que conta com apresentações de espetáculos teatrais, mesas de discussão e oficinas, tem entrada gratuita.

A abertura do evento acontece na quinta-feira, 05 de dezembro, às 19h30, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a fala dos coordenadores iniciando oficialmente o Festival. O espetáculo de abertura, Amnésis - Uma busca intencional pela lembrança da UFBA, premiado nas categorias Figurino, Conjunto de Atores, Ator e Melhor Espetáculo no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), com direção de Meran Vargens que também integra uma mesa de discussão e ministra oficina no evento, se apresenta às 20hs. O segundo espetáculo da noite é o monólogo 'Anônimo' (PB) de Eduardo Albergaria.

O Festival prossegue no dia 06 de dezembro. Às 9h30, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, acontece a mesa 'Iluminação para teatro'. No período da tarde são ministradas as oficinas no Teatro Municipal Severino Cabral, e no Teatro do Sesc Centro se apresenta o espetáculo 'Como se fosse infância' (CE), às 17h. A noite continuam as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Severino Cabral, tendo início às 20h com o espetáculo 'Pequeno Príncipe' (URCA-CE), e logo após 'Submerso' (IFCE).

No sábado, dia 07, às 9h30, será realizada a mesa de discussão 'Teatro/Dança e novas mídias' formada por Meran Vargens (Professora da UFBA) e Leonardo Foletto (Jornalista e produtor na Casa da Cultura Digital Porto Alegre - RS). No período da tarde prosseguem as oficinas, e o espetáculo 'Espelhos' do MASKE, grupo de Campina Grande (PB), faz sua apresentação de estreia no Teatro do Sesc às 17h. No Teatro Municipal Severino Cabral a partir das 20h se apresentam os espetáculos 'Diacronia' (MG) e 'Mais perto - sem tempo e sem razão' (URCA-CE).

'Ópera do Malandro' é destaque 
O último dia do evento se inicia com a mesa 'Produção para teatro', às 9h30, composta por Amazile Vieira (Secretaria de Cultura da PB) e Sidnei Cruz (SESC). A tarde são encerradas as oficinas oferecidas pelo Festival, e no Teatro do Sesc Centro se apresenta o espetáculo 'Arquitetura e Império de lugar algum' (UFPB), às 17h. A noite as apresentações se iniciam com 'A Chegada de Lampião no inferno' (PB) da Cia Cordel em Canto, às 19h30h, no estacionamento do Teatro Municipal Severino Cabral. No palco do Teatro, às 20h, os espetáculos 'Palavras' (PB) e Ópera do Malandro (foto) encerram a edição 2013 do Festival Atos de Teatro Universitário.

Foto: Divulgação
Leia mais sobre: × × ×