Ruas de Campina Grande inspiram documentário especial que será exibido no canal Futura em 2014

Ruas de Campina Grande

Um recorte poético sobre as relações sociais e culturais que acontecem nas principais ruas do Centro de Campina Grande. Este é o tema do documentário A Alma das Ruas, projeto que foi selecionado em edital do Canal Futura, em parceria com o Globo Universidade. O resultado vai ao ar na programação das emissoras a partir de 2014.

A produção faz parte do edital “Curtas Universitários”, promovido pela Fundação Roberto Marinho, que escolheu 20 propostas de estudantes de todo o Brasil para transformar em documentários de curta-metragem e veiculá-los na grade de programação.

O diretor Jaime Guimarães conta que a ideia surgiu a partir da leitura do Livro “A Alma Encantadora das Ruas”, no qual o jornalista João do Rio descrevia de forma literária como eram as vias do Rio de Janeiro no começo do século XX. “Traremos para a linguagem audiovisual a essência da obra de João do Rio, e mostraremos que as ruas de Campina Grande tem uma alma própria e absoluta”, fala.

A iniciativa contará com uma equipe de 15 profissionais, divididos entre produção, criação e técnica. As gravações começam a partir de novembro deste ano.

Além das ruas, serão personagens do filme, as pessoas que transitam pelo local e as relações que constroem umas com as outras; os personagens emblemáticos que circulam e dão charme à cidade,e a importância daqueles espaços em suas vidas. O projeto também tem um forte aspecto cultural e social, e será de grande importância para construção da memória de Campina Grande.

Foto: Ligia Coeli
Leia mais sobre: × × × × ×