História e patrimônio cultural de Campina Grande serão debatidos durante evento promovido pela UEPB

História e patrimônio cultural de Campina serão debatidos durante evento promovido pela UEPB

Nos próximos dias 4 e 5 de outubro, a Rainha da Borborema sedia o seminário Campina Grande: História e Patrimônio Cultural. O evento acontece no Museu Assis Chateaubriand (MAC) e remonta aspectos que deram origem a cidade, desde a chegada dos índios Ariús, passando pelo povoamento, elevação a categoria de cidade e emancipação política no dia 11 de outubro de 1864. Conferências, mesa redonda, exibição de documentários e abertura de exposição fotográfica marcarão o evento.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Editora ABC Cultural são as instituições que lideram esta atividade, alusiva ao aniversário de 149 anos de Campina. A programação conta ainda com o lançamento local da coleção “Brasil Plural”, dos professores Moacir Carneiro e Maria do Socorro Uchôa. A coleção já foi lançada em várias capitais brasileiras.

O seminário será aberto na sexta-feira, às 18h, pelo reitor Rangel Junior. Em seguida, haverá a exibição do documentário “Patrimônio Cultural de Campina Grande”, produzido e dirigido pelo professor do Departamento de Comunicação da UEPB, Rômulo Azevedo. Na sequência, será realizada a mesa redonda “Origem, Povoamento, e Evolução da cidade”, que irá contar com a participação dos professores doutores Josemir Camilo e Maria José Oliveira, do Departamento de História da UEPB, e do professor Rômulo Azevedo.

Após a mesa redonda, será feito o lançamento da coleção “Brasil Plural”, com a apresentação do vídeo sobre a coleção e a palavra dos autores. “Campina Grande: história e patrimônio cultural” prossegue no sábado, às 9h30, com a conferência “Luz e sobra sobre os povos indígenas”, a ser ministrada pelo professor doutor Petrônio Machado Cavalcante, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Vídeo e mostra fotográfica
O vídeo "Etnia Zo É: remanescente de grupos indígenas isolados” será exibido no sábado, dia 05 de outubro. A data também marcará a abertura da mostra fotográfica “Zo É - os homens da última fronteira”, do francês Serge Guiraud. A mostra estará em cartaz até o próximo dia 18.

Foto: Ligia Coeli