Escritor campinense Augusto Terto fala sobre o livro de fantasia 'Grendon: A Guerra das Duas Luas’

Grendon: A Guerra das Duas Luas

O escritor campinense Augusto Terto está enveredando pela literatura de fantasia. Ele lançou este ano seu primeiro livro, intitulado ‘Grendon: A Guerra das Duas Luas’, que faz parte de uma série de ficção. O Grande Campina bateu um papo com ele sobre a história e descobriu como tem sido a produção da obra. Confira:

Grande Campina - Como surgiu a ideia de escrever essa história de fantasia?

Augusto Terto - Surgiu bem de repente. Na verdade, antes eu desenhava gibis e mangás com histórias minhas que eram lidas por meus amigos. Mas, quando entrei no ensino médio, não tinha mais tanto tempo livre para os desenhos, que eram bem demorados. Lembro-me bem, a ideia de escrever um livro surgiu em dezembro de 2006. Nesse mesmo ano, eu havia escrito um conto e lido o mesmo em sala de aula e toda a turma adorou. Foi a partir daí que comecei, de fato, a me adentrar na literatura. Já a história sobre Grendon é mais complexa... Eu não parei e pensei: “agora, tenho que criar uma história”. Não. Simplesmente o universo chegou a mim aos poucos e no início tive muita dificuldade de organizar tudo e a conseguir escrever de maneira ‘literária’. E como a maioria das minhas outras histórias, tratava-se de uma fantasia. Acho que porque vivo mais em outra galáxia que no planeta Terra! (risos)

GC - Quais as características mais marcantes dos personagens e do mundo de fantasia que você criou nesse livro?

AT - Grendon é continente mágico localizado no Oceano Atlântico, entre o Brasil e a África. Grendon fora construído com o único objetivo de guardar as prisões de sete espíritos malignos que já quase colocaram a humanidade em extinção. As prisões estão localizadas no Templo Sagrado que é liderado por uma sacerdotisa. Já a sacerdotisa é a representante da Mãe Natureza que busca o equilíbrio do mundo e, para tal, os espíritos devem ficar presos. Por essa razão que, em Grendon, algumas pessoas nascem com a capacidade de manipular os elementos da natureza de forma defensiva e ofensiva, essas pessoas são chamadas de ‘especiais’. Então os protagonistas da série são três jovens especiais: David, que é extremamente rude e abusado; Naty, a melhor amiga de David e que apôs se omitir de seu lado feminino por tantos anos de treinamento, libera esse lado de forma espalhafatosa; e por fim, Philipe, um menino de apenas onze anos que é a alegria do livro. Outra personagem também é muito importante, mas é melhor a conhecerem de surpresa! Nossos quatro protagonistas se unem para impedir que os guardiões (que são os especiais mais poderosos) libertem os espíritos a começar com a forjada Guerra das Duas Luas.

GC - 'Grendon' é uma série, certo? Quantos livros você pretende escrever e qual a previsão de lançamento do próximo volume?

AT - Serão cinco livros. Terminei de escrever o segundo há alguns dias e a previsão é de que seja lançado em 2014. Ainda não sei o mês, já que agora o livro passará por um processo cansativo de revisão e correção, mas creio que ainda no primeiro semestre de 2014, Grendon 2 deverá ser lançado.

GC - Como foi o processo após a ideia do livro?

AT - Bem árduo. Primeiro, tive que organizar a história, desenvolver os personagens e verificar a linha histórica de toda a série, apenas assim, descobri que seriam cinco volumes. Passei três anos desenvolvendo os livros e nesse período os três primeiros volumes já estavam quase prontos. Mas, uma coisa eu lhe digo: o mais fácil é escrever. Encontrar uma editora que publicasse Grendon foi extremamente desgastante. Simplesmente, a maioria não dá espaço a novos autores e muito menos para livros infanto-juvenis (a não ser, claro, que seja de alguma celebridade ou algum best-seller internacional). Então, após receber uma série de ‘nãos’, encontrei a Biblioteca 24 Horas que, atendo a seus princípios de inseminar a leitura de qualidade para o país, é bem receptiva a novos autores.

GC - Que retorno você tem recebido dos leitores? O que eles comentam sobre a história e sobre os personagens?

AT - Ah, é o melhor momento de um artista o feedback do público. Os leitores tem gostado bastante do livro e o engraçado é que o público sempre nos surpreende. Por exemplo: o personagem que mais está ganhando a simpatia dos leitores não é David - que é o principal. Temos também alguns casos inesquecíveis, como o de uma senhora que leu o livro em apenas três dias e disse que o adorou. Se eu pudesse, sentaria com cada leitor para saber detalhadamente o que ele achou do livro.

GC - Quais as suas principais referências na literatura de fantasia? O que lhe inspira na hora de escrever?

AT - Minhas primeiras referências, de fato, são do cinema, como ‘História Sem Fim’, ‘Jardim Encantado’, entre outros títulos que assisti quando criança e não lembro mais. Obviamente, que a influência de animes e gibis também é bem notável, mas, falando em literatura em si, gosto muito de ‘As Crônicas de Nárnia’ e ‘O Ciclo da Herança’. Busquei conhecer o trabalho de autores nacionais do gênero, mas apenas tive contato com André Vianco e suas histórias de terror. No entanto, sem nenhuma dúvida, os livros de fantasia que adoro são os sete volumes da série Harry Potter. Já na hora de escrever, eu apenas deixo os personagens agirem e tudo vai se desenrolando. Claro que alguns dias são bem difíceis para escrever, como aqueles dias que estou triste (normalmente quando estou assim, escrevo uma música) ou simplesmente sem criatividade. Busco sempre conhecer novas coisas, pois ajudam bastante no processo de criação, pois, querendo ou não, tudo o que você viu, escutou e sentiu, irá ser seu material de trabalho.

GC - Como o público pode adquirir o livro? Quem mora em Campina tem mais facilidade para conhecer sua obra?

AT - Bem, o livro está à venda na internet pela Amazon e na Livraria Cultura. Também vendemos por inbox na página oficial do Facebook a um preço mais acessível. Já os campinenses, além dessas opções, podem adquirir seu exemplar na Livraria e Papelaria Cultura, que fica no centro da cidade. Já fizemos, aqui em Campina Grande, um evento de lançamento e planejemos nos reunir novamente antes do lançamento do segundo livro.

Curta a página do livro no Facebook e assista ao book trailer:


Fotos: Divulgação
Leia mais sobre: × × ×