Primeiro um aviso sonoro para indicar a entrada do cliente e depois a gravação que ecoa nos alto-falantes e mistura uma espécie de bolero e uma voz masculina que recorda um programa de rádio da década de 70. Um pouco de surpresa, suspiros e bocas abertas diante do corredor abarrotado de história. É assim que acontece quando se decide entrar no Antigos, antiquário que fica localizado na rua índios Cariris, no Centro de Campina Grande.
O local que abriga mais de 1,6 mil peças raras é um verdadeiro convite para ser teletransportado deliciosamente até décadas atrás. Perder-se no emaranhado de cadeiras, televisores da década de 50 e máquinas de escrever é fácil e igualmente prazeroso. Deslizar os dedos cuidadosamente nos mais variados modelos de telefone é quase inevitável, assim como rir timidamente ao constatar o fato de algum objeto que ocupa as prateleiras dali ser fatalmente idêntico a algum enfeite da casa da sua avó ou tio distante. Lembrou daquele modelo de filtro tipo "abacaxi", famosão nos anos 50? Está lá.
O lugar é mantido por Mário Lúcio de Lima, homem capaz de encontrar em segundos qualquer tipo de objeto procurado. De óculos a peças de moto, de geladeiras a enfeites de prata, de lustres até liquidificador: não demora mais que um minuto para que ele identifique os itens que se encontram espalhados em três ambientes, incluindo uma pequena sala que é acessada ao descer algumas escadas.
O objeto mais antigo é uma registradora americana, que data de 1862, mas o que rouba a cena é a coleção com 265 rádios de época, que chama a atenção de colecionadores de todo o país. O item mais antigo é um exemplar de 1925. "A maior parte dos objetos funciona normalmente, não só os rádios como as geladeiras e alguns eletrodomésticos. Aqui fazemos reparo, restauração e avaliação de tudo", explica Mário.
O antiquário funciona há 23 anos e nesse período, a venda de objetos passou a disputar espaço com o aluguel de móveis para ambientação de festas temáticas. "Muitas pessoas procuram a gente para comprar essas peças. Já veio gente até de outros Estados, de outros países, que se interessam pelos objetos raros que temos aqui. Mas também chega muita gente a procura de objetos pra montar festas dos anos 50 e 60 e encontram tudo que é necessário para ambientar o evento", explica o proprietário.
Ficou curioso? Visita!
Antigos - Compra e venda de móveis e objetos antigos
Rua Índios Cariris, nº 270, Centro de Campina Grande
Contato: (83) 3321-9863 ou (83) 8833-8260
Fotos: Ligia Coeli