Curiosidade | Coleção com mais de 1,6 mil peças raras integra acervo de antiquário em Campina Grande

Antiquário em Campina Grande

Primeiro um aviso sonoro para indicar a entrada do cliente e depois a gravação que ecoa nos alto-falantes e mistura uma espécie de bolero e uma voz masculina que recorda um programa de rádio da década de 70. Um pouco de surpresa, suspiros e bocas abertas diante do corredor abarrotado de história. É assim que acontece quando se decide entrar no Antigos, antiquário que fica localizado na rua índios Cariris, no Centro de Campina Grande.

O local que abriga mais de 1,6 mil peças raras é um verdadeiro convite para ser teletransportado deliciosamente até décadas atrás. Perder-se no emaranhado de cadeiras, televisores da década de 50 e máquinas de escrever é fácil e igualmente prazeroso. Deslizar os dedos cuidadosamente nos mais variados modelos de telefone é quase inevitável, assim como rir timidamente ao constatar o fato de algum objeto que ocupa as prateleiras dali ser fatalmente idêntico a algum enfeite da casa da sua avó ou tio distante. Lembrou daquele modelo de filtro tipo "abacaxi", famosão nos anos 50? Está lá.

Telefones de época no antiquário de Campina Grande

O lugar é mantido por Mário Lúcio de Lima, homem capaz de encontrar em segundos qualquer tipo de objeto procurado. De óculos a peças de moto, de geladeiras a enfeites de prata, de lustres até liquidificador: não demora mais que um minuto para que ele identifique os itens que se encontram espalhados em três ambientes, incluindo uma pequena sala que é acessada ao descer algumas escadas.

Objeto de antiquário em Campina Grande

O objeto mais antigo é uma registradora americana, que data de 1862, mas o que rouba a cena é a coleção com 265 rádios de época, que chama a atenção de colecionadores de todo o país. O item mais antigo é um exemplar de 1925. "A maior parte dos objetos funciona normalmente, não só os rádios como as geladeiras e alguns eletrodomésticos. Aqui fazemos reparo, restauração e avaliação de tudo", explica Mário.

Coleção com mais de 1,6 mil peças raras integram acervo de antiquário em Campina Grande

O antiquário funciona há 23 anos e nesse período, a venda de objetos passou a disputar espaço com o aluguel de móveis para ambientação de festas temáticas. "Muitas pessoas procuram a gente para comprar essas peças. Já veio gente até de outros Estados, de outros países, que se interessam pelos objetos raros que temos aqui. Mas também chega muita gente a procura de objetos pra montar festas dos anos 50 e 60 e encontram tudo que é necessário para ambientar o evento", explica o proprietário.

Coleção com mais de 1,6 mil peças raras integram acervo de antiquário em Campina Grande

Ficou curioso? Visita!
Antigos - Compra e venda de móveis e objetos antigos
Rua Índios Cariris, nº 270, Centro de Campina Grande
Contato: (83) 3321-9863 ou (83) 8833-8260

Fotos: Ligia Coeli
Leia mais sobre: × × ×