No período de 14 a 20 de outubro, o Coro de Câmara de Campina Grande realiza sua primeira turnê nacional pelo Estado de São Paulo. Serão oito concertos, incluindo a capital e as cidades de São Caetano do Sul, na região metropolitana, e São Carlos, no interior.
Na capital, os concertos serão realizados no Instituto Baccarelli, na favela de Heliópolis, na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – Tom Jobim), na Escola Municipal de Música de São Paulo, no SESC Vila Mariana, no Museu de Arte Sacra e no Centro Britânico Brasileiro. Na região metropolitana, o grupo canta na Igreja Batista da Vila Gerte, em São Caetano do Sul, e, no interior, no Teatro Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos.
O projeto da excursão começou logo após a realização do IV Festival Internacional de Música de Campina Grande, quando a pianista Eudóxia de Barros convidou o grupo para uma apresentação no Centro de Música Brasileira, entidade fundada pelo pianista e compositor Osvaldo Lacerda, em 1984, atualmente sob a sua direção. O Coro de Câmara integrará a programação do Festival Almeida Prado, no dia 20 de outubro, no auditório do Centro Cultural Britânico Brasileiro - Cultura Inglesa.
Para esta excursão, o Coro de Câmara está preparando um repertório variado, que inclui obras de compositores brasileiros, europeus e norte-americanos, merecendo destaque as composições dos autores paraibanos, que têm sido tema de pesquisa do grupo há dois anos. A meta é divulgar a produção musical estadual, revelando nomes consagrados, bem como novos autores, colocando a Paraíba em evidência no cenário nacional.
Além das apresentações, o Coro de Câmara também tem um calendário extenso de atividades educativas, incluindo visitas a museus e outras instituições culturais, a exemplo da Sala São Paulo, onde o grupo assistirá ao ensaio do Coro da OSESP. Os contatos para a visita foram feitos diretamente com a maestrina Naomi Munakata. Pretende-se, com este contato, apresentar aos integrantes do Coro de Câmara de Campina Grande, em sua maioria estudantes universitários do curso de Música da UFCG, o trabalho do Coro da OSESP, uma referência no cenário nacional, um dos poucos grupos profissionais do país.
O Coro de Câmara de Campina Grande, regido pelo maestro Vladimir Silva, tem, ao longo dos seus três anos de existência, participado de importantes projetos no Brasil e no exterior, dentre os quais se destacam duas premiações nacionais, a série Concertos do Nordeste (MINC-BNB) e o Prêmio FUNARTE 2013 Concertos Didáticos, e a excursão norte-americana, realizada em novembro do ano passado, oportunidade na qual o grupo cantou na Mississippi State University, Louisiana State University e Texas A & M University Commerce.
Fotos: Divulgação