Roteiro produzido em Campina Grande é finalista de concurso de novas séries de TV por assinatura

NetLabTV

O projeto NetLabTV é uma premiação a nível nacional produzia pela Net, uma das maiores empresas de entretenimento e telecomunicações do país. O concurso seleciona produções brasileiras e roteiristas dispostos a criar séries e programas que dialoguem com as grades de programações dos canais por assinatura. A boa notícia é que um campinense está concorrendo na categoria ficção.

'Voragem', de Jhésus Lula, está entre os roteiros finalistas. A trama narra a história de um policial que é enviado a uma cidade do sertão da Paraíba para resolver um caso atípico: o sobrinho do governador do estado desapareceu e os prováveis envolvidos acreditam que foi o diabo quem o levou. Os coautores da obra são os cineastas Fabiano Raposo Costa e Ramon Porto Mota.

Sinopse de série
Em ano eleitoral, numa cidade do sertão da Paraíba polarizada entre o misticismo religioso e o fundamentalismo político, o sobrinho do governador do estado desaparece depois de, supostamente, cair em um poço desativado. Um policial da capital é enviado para resolver o caso, mas os jogos de interesse, a postura ambígua dos envolvidos e a crença local de que o próprio diabo passeia pela cidade – utilizando o poço como porta de entrada e saída – transformam a investigação em um emaranhado de informações desencontradas, ocorrências desconexas e intolerância. A situação se torna ainda mais complexa na medida em que os dias passam e a investigação avança. O poço fica situado na fazenda dos Sacramento – família da qual o governador faz parte e que, segundo dizem, tem um pacto com o diabo.

Além disso, o próprio avô do menino – única testemunha e dono da fazenda – jura que viu o demônio levar o garoto para o fundo do poço, transformando-se, automaticamente, em suspeito. Ao governador, não interessa apenas que se resolva o caso, mas que o policial dê um jeito de plantar provas fortes o suficiente para que a culpa caia em outrem. São interesses completamente opostos ao do prefeito da cidade – membro de uma família rival –, que quer utilizar o caso como forma de enterrar politicamente os Sacramento e conseguir a reeleição.

O policial, perdido em um jogo de interesses, vê a investigação ganhar contornos de horror quando outros acontecimentos – o aparecimento de corpos de mulheres nos limites da cidade e a descoberta de ruínas de uma igreja antiga – amplificam o clima de medo e superstição da maioria dos habitantes. Seu envolvimento no caso bastará para que ele entenda que, de fato, certos rituais – políticos ou não – são necessários para apaziguar tanto os humanos quanto as estranhas forças diabólicas que, aparentemente, também comandam, ao seu modo, o local.

Sobre Jhésus Lula
Formado em Arte e mídia pela UFCG (Universidade Federal da Paraíba), trabalha no audiovisual desde 2009 e participou da feitura de vários curtas locais, seja como assistente de direção ("Depois da curva", Helton Paulino, 2009) ou diretor de fotografia ("O hóspede", Ramon Porto Mota/Anacã Agra, 2011; "Mais denso que sangue", 2011, Ian Abé; "Cova aberta", 2013, Ian Abé). No que diz respeito ao trabalho com roteiros, foi co-roteirista de "Ato institucional" (Helton Paulino, 2012) e "O desejo do morto" (Ramon Porto Mota, 2013 – em processo de pós-produção); também escreveu o roteiro de "Amor Fati", HQ de Chateaubriand Almeida, em finalização.

Saiba mais informações no site do projeto.

Imagem: Reprodução / Net
Leia mais sobre: × ×