Entre os dias 28 e 31 de outubro, mais de 260 agricultores dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais estarão reunidos no Garden Hotel em Campina Grande, para participar do III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido.
O evento tem como tema: “Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido”. O evento é promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), uma rede composta por mais de mil organizações envolvidas com as temáticas da agricultura familiar de base agroecológica e convivência com o Semiárido.
A programação de quatro dias do encontro inclui feira de sabores e saberes, visitas de intercâmbio às regiões do Curimataú, Cariri e da Borborema, oficinas temáticas, peça de teatro, painéis, trabalhos em grupo e atividades culturais. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os agricultores familiares, valorizar o conhecimento tradicional dessas famílias na construção da agroecologia, e ativar redes de troca para que as pessoas possam conviver com o semiárido a partir dos recursos locais.
Estiagem será discutida
Os agricultores debaterão temas como as múltiplas estratégias de superação e convivência com anos de estiagem prolongada; as redes de agricultores experimentadores e a construção da convivência com o semiárido e sua contribuição para as políticas públicas; e os avanços e desafios da assessoria técnica no campo, além do papel das políticas públicas para o fortalecimento das redes de agricultores experimentadores para a convivência com o semiárido.
Foto meramente ilustrativa / Banco de imagens