Sessão promovida pela Câmara Municipal marca os 60 anos do Batalhão de Bombeiros de Campina Grande

Bombeiros

O Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande está completando 60 anos. Para marcar o aniversário, a Câmara Municipal promove uma sessão especial nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 10h. A solenidade acontecerá na sede da instituição, localizada na Avenida Almeida Barreto, no bairro do São José.

O vereador Nelson Gomes Filho, presidente da Câmara, apresentou projeto que concede a Medalha de Mérito Municipal pelos 60 anos de história e bons serviços à comunidade de Campina Grande. Atualmente o Corpo de Bombeiros é comandado pela tenente-coronel Jousilene Sales.


História
Em 10 de novembro de 1947, o Governo da Paraíba criou uma Secção de Bombeiros de Campina Grande. A primeira sede do Corpo de Bombeiros foi construída na gestão do então governador José Américo de Almeida e teve sua inauguração no dia 5 de setembro de 1953, num prédio anexo ao 2º Batalhão de Polícia Militar.

A unidade do Corpo de Bombeiros foi denominada de Segunda Seção de Combate a Incêndio, e contava com um efetivo de 31 Bombeiros, tendo como comandante da época o 2º Tenente da PM Gumercindo Fernandes. No dia 6 de março de 2006, o então governador Cássio Cunha Lima entregou um novo quartel dos bombeiros, localizado à Avenida Almeida Barreto, no Bairro de São José.

Em 28 de dezembro de 2007 recebeu a autonomia e passou a ter a denominação de 2º Batalhão de Bombeiros Militar, sendo responsável por todas as atividades operacional nas ações de bombeiro e defesa civil. Só temos que reconhecer os bons serviços prestados pela corporação à população de Campina Grande e aos 70 municípios jurisdicionados. Seja no atendimento nas áreas de Combate a Incêndio Busca e Salvamento e Atendimento Pré-hospitalar, como também, o trabalho desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino através do Projeto Bombeiro na Escola.

O Batalhão de Bombeiros Militar também tem se destacado pelos trabalhos de prevenção realizados durante os grandes eventos de Campina Grande.

Foto: Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×