Revitalização do Riacho das Piabas será tema de desfile no 7 de setembro e UFCG apoia iniciativa

Revitalização do Riacho das Piabas

A revitalização do Riacho das Piabas, em Campina Grande, será um dos temas explorados durante o desfile comemorativo à Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro. A ação contará com o apoio do Projeto Universidades Cidadãs, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e será liderado por alunos das escolas municipais Frei Dagoberto, Luis Gomes e Luzia Dantas.

As instituições integram a articulação interinstitucional que cobra das autoridades a revitalização do manancial, que, segundo o professor Fernando Garcia, coordenador do projeto, está sofrendo um rápido processo de deterioração, ameaçando uma centena de nascentes de água doce. “A ideia é despertar a sociedade para a necessidade da revitalização do riacho”, conta.

Curiosidade
O Riacho das Piabas foi fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, que cresceu às suas margens. Ao longo do tempo, tornou-se um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

Foto: Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×