Projeto 'Cine Periferia em Ação' oferece cursos e incentiva a produção de cinema em Campina Grande

Cine Periferia em Ação

O projeto 'Cine Periferia em Ação' terá início na Associação Casa Nova Redenção, em Campina Grande, no dia 23 de setembro e deve se estender até 18 de outubro. Com o patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, o evento realizará oficinas gratuitas de roteiro, fotografia para cinema e produção de vídeo para a comunidade.

Durante o período do curso os alunos farão três curta-metragens que serão exibidos na cerimônia de entrega dos certificados. Em seguida, serão produzidos mil DVD’s com os filmes e distribuídos gratuitamente na comunidade.

Segundo Hugo Rafael, idealizador do projeto, a iniciativa tem como objetivo transformar os jovens em situação de vulnerabilidade social em protagonistas de suas próprias histórias, usando o audiovisual para passar princípios de ética e cidadania. “A ação é importante para a expressão dessas pessoas porque pretende por meio dos vídeos resultantes mostrar a realidade local, quem deixa de ser olhado passa a olhar e falar”, destaca.

“A democracia é fruto de uma decisão de uma sociedade, a partir de propósitos comuns e com respeito às diferenças. É algo que se constrói cotidianamente, e assim será construído pelos jovens atendidos”, ressalta Hugo. O 'Cine Periferia em Ação' estimula a comunicação democrática e de qualidade como um fator importante para qualquer atividade de desenvolvimento local. O sentido de desenvolvimento adotado não se restringe a questões econômicas, mas considera também dimensões culturais e sociais da comunidade envolvida.

As inscrições para as oficinas já estão encerradas. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site ou entre em contato pelo telefone: (83) 9659-5940.
Leia mais sobre: × × × × × ×