Projeto 'Apresentando o Glissom', divulga curioso artefato musical criado por pesquisador de Campina

Apresentando o Glissom em Campina Grande

Pouca gente sabe mas é de Campina Grande o músico que inventou o Glissom, um artefato que se acopla ao violão e que permite a obtenção de um som absolutamente inovador. A sonoridade é aproximada a instrumentos de arco, como o violoncelo e o contrabaixo. Edvaldo Eulálio Cabral, nasceu no dia 28 de junho de 1946 na Rainha da Borborema e faleceu em 17 de julho de 2003, em Recife (PE). Ele é apontado pela crítica como um dos grandes e mais inovadores compositores brasileiros.

Com o desafio de divulgar o artista e a sua obra, pesquisadores campinenses montaram o projeto Apresentando o Glissom, que fará apresentações musicais em escolas públicas, percorrendo 24 municípios do estado da Paraíba durante o ano de 2013. O lançamento das ações acontece nesta sexta-feira, 13, às 20h30 no Teatro Severino Cabral, em Campina.

Apresentando o Glissom em Campina Grande

As atividades do projeto consistem em duas etapas. A primeira é um show onde são executadas as principais composições de Edvaldo Cabral. Os músicos Clemilson Dantas (violão com Glissom) e Paulo Guilherme (piano) encaram a tarefa de executar essa função.

Apresentando o Glissom em Campina Grande

Na segunda fase os pesquisadores realizam nas escolas escolhidas uma mini oficina sobre o Glissom mostrando detalhes sobre construção e técnica de execução. Ao final das ações será produzido o CD 'Apresentando o Glissom', com músicas de Edvaldo Cabral. A lista completa de cidades e escolas que receberão as apresentações estão no site oficial do projeto.

Como funciona o Glissom
No Glissom o som é produzido por meio de fricção ao longo de finos fios, que por sua vez é preso à corda na região próxima ao cavalete. Para isto o executante utiliza pequenas luvas sobre as pontas dos dedos polegar, anular e mínimo, aplicando sobre elas uma mistura especial à base de colofônio.

Apresentando o Glissom em Campina Grande

Assim, o Glissom é composto de uma longa haste, sem causar qualquer dano à superfície do instrumento. No fim da haste está fixada outra peça de madeira na qual são presos quatro finos fios de material sintético de baixa elasticidade (como, por exemplo, a linha para overlock), que partindo dai chegam até às cordas e as entrelaçam. A fricção dos fios transmite vibrações às cordas fazendo-as soar.

Fotos: Divulgação