Personal trainer explica benefícios e oferece dicas para quem deseja praticar step coreográfico

Step coreográfico em Campina Grande

Dar 'adeus' ao sedentarismo e iniciar uma atividade física que consiga aliar diversão e bem estar corporal é o desejo de muita gente. O personal trainer Washington Franklin explica que quando o assunto é emagrecer e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, não é difícil se apaixonar pelas aulas de step coreográfico, uma modalidade que cada vez mais vem ganhando adeptos nas academias de Campina Grande.

A atividade é dinâmica e permite uma grande queima calórica (aproximadamente 600 calorias em uma hora de atividade). "Nessa modalidade o aluno é desafiado a montar uma coreografia através de passos dinâmicos, com muita ludicidade e ao som dos mais variados hits", explica Washington. Dividida em níveis, cada bloco da aula é construído de forma pedagógica, onde o facilitador mostra à turma o passo a passo.

O método coreofráfico se diferencia dos convencionais e é garantia de sala cheia. "Os alunos são desafiados através da somatização de blocos a montar a coreografia proposta pelo professor. A coreografia é dinamizada a cada aula, através das variações desses blocos. Além de ser uma aula muito divertida, traz vários benefícios", fala.

O desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade além do aumento da resistência muscular e fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos são apenas algumas das vantagens obtidas com esse tipo de modalidade. "Há três níveis de aulas, levando em conta a intensidade e dificuldade dos passos. Você deverá se encaixar no nível de acordo com o seu condicionamento físico. E mais: se você é adepto desta atividade, deve ter cuidado redobrado com a postura", alerta o profissional.

O educador físico elenca uma série de dicas para evitar dores musculares: "Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para frente e ao realizar a atividade, apoie todo o pé no step, incluindo o calcanhar.  Outra dica é não estender totalmente os joelhos, mantendo-os sempre semiflexionados", diz. Usar um tênis com sistema de amortecimento, roupas apropriadas e manter por perto uma squeeze abastecida com água também é fundamental.

O personal 
Washington Franklin é Graduado em Licenciatura Plena em Educação Físca pela UniversidadeEstadual da Paraíba (UEPB), tem Mestrando e Ciência do Movimento Humano pela Universidade Lusófona do Porto (ULP) e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Veiga de Almeida e Treinamento Desportivo (Faculdade Integradade Patos – FIP). Atua ainda como Coordenador de Ginástica de Academia do SESI/PB, Professor de Ginástica de Academia, Spinning e Personal Trainner das Academias Korpus e Fit Club; Instrutor de Pilates  Coordenador de Núcleo do programa Mexe Campina.

Foto: Divulgação
Leia mais sobre: × ×