Mundo prisional feminino é tema de palestra e inspira documentário que será lançado em Campina Grande

Mundo prisional feminino é tema de palestra e inspira documentário que será lançado em Campina Grande

Dificuldades, tensões e cotidiano de mulheres que estão na cadeia. Essa realidade recebeu um olhar especial através do Programa de Educação Tutorial de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que vai realizar na próxima sexta, dia 27, a palestra O Mundo Prisional Feminino na Paraíba. A atividade acontece às 14h, na sala 15, do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH) e será ministrada pela professora Edjane Dias.

Na ocasião, será lançado ainda o documentário Um olhar do Mundo Prisional Feminino, produzido pela Comissão de Direitos Humanos e pelo Programa de Direitos Humanos (PRODIH), da UFCG. O trabalho é fruto dos projetos de extensão Educação em Gênero para uma Cidadania Participativa das Mulheres no Cárcere, e de pesquisa Trajetória de vida de mulheres encarceradas na Paraíba, que vem sendo desenvolvido pelo PRODIH desde 2011 em unidades prisionais femininas do Estado.

“As atividades de pesquisa e extensão vêm sendo realizadas de maneira a construir um olhar acerca do mundo prisional feminino. Um olhar marcado pela intervenção de vários atores sociais, seguindo orientações teóricas de duas correntes fundamentadas em autores como Michel Foucault e Goffman”, explica a palestrante.

Foto meramente ilustrativa / Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×