Meio ambiente | Campina Grande ganhará usina de beneficiamento asfáltico e produzirá brita sintética

Campina Grande ganhará usina de beneficiamento asfáltico e produzirá brita sintética

Uma ação que irá marcar pontos positivos nos quesitos sustentabilidade e meio ambiente. O Exército Brasileiro irá doar uma usina de beneficiamento asfáltico para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os últimos detalhes da parceria foram discutidos durante uma reunião entre o reitor Edilson Amorim e o major Renato Araújo, do 1º Grupamento de Engenharia e Construção.

O equipamento repassado pelo exército dará suporte à pesquisa e desenvolvimento de um tipo de brita sintética, produzida com resíduos sólidos urbanos, que será utilizada em pavimentação asfáltica. Além de reduzir o volume dos resíduos depositados em aterros sanitários, o projeto ainda prevê o aproveitamento de resíduos poliméricos remanescentes de processos industriais diversos e a produção de asfaltos com baixa absorção de umidade.

“ O grande ganho é ambiental”, esclarece o professor Ariosvaldo Barbosa, coordenador do Laboratório de Reologia de Materiais Asfálticos (Larma) da UFCG. Segundo o pesquisador, cerca de 30% do lixo orgânico pode ser aproveitado na produção da brita sintética. “Outro benefício é o barateamento dos custos das obras em regiões em que não há pedra, como a região amazônica”, observa.

A usina estava sendo utilizada, pela unidade militar na duplicação da Rodovia BR 101, que liga Natal à cidade do Recife. Com o término das operações, o Exército prontificou-se em disponibilizar o equipamento para a realização de pesquisas nas áreas de engenharia de material e de petróleo. “A ideia é construir trechos experimentais, utilizando-se dos materiais e das tecnologias desenvolvidas no laboratório”, diz Barbosa.

Órgãos apoiarão iniciativa
O suporte técnico, logístico e econômico do projeto de Desenvolvimento de Soluções para o Problema dos Resíduos Sólidos ficará a cargo do Centro de Desenvolvimento, Difusão e Apoio Comunitário (Cedac), dirigido pelo ex-reitor Thompson Mariz, e será desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades e a Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Foto: Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×