Obras publicadas por editora de Campina Grande são finalistas na edição 2013 do Prêmio Jabuti

Prêmio Jabuti 2013

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é finalista do mais tradicional prêmio nacional do livro, o Prêmio Jabuti. As obras Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: Uma Análise Crítica, do professor Roberto de Andrade Martins, e Midiatização da Ciência: cenários, desafios, possibilidades, do professor Antonio Fausto Neto, concorrem nas categorias  “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática” e “Comunicação”. Os livros foram publicados pela EDUEPB, editora que é sediada em Campina Grande.

Em 2011, a UEPB foi vencedora da premiação com o livro “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg. Trata-se de uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história da teoria quântica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais.

A 55ª edição do Jabuti conta com 27 categorias, distribuídas em ficção e não-ficção, contemplando, cada uma, dez títulos. Os finalistas foram selecionados de um universo de mais de dois mil livros e textos inscritos, que receberam notas dadas por três jurados de cada grupo. Agora, as notas são zeradas e os jurados irão avaliar o conjunto de obras escolhidas na primeira etapa, premiando as três mais bem cotadas em cada categoria.

Premiação
O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Alguns escritores contemplados por ele foram Jorge Amado, Clarice Lispector e Chico Buarque, entre outros. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência. O Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de uma obra.

Na edição 2013, aqueles que ficarem em primeiro lugar nas suas categorias receberão R$ 3,5 mil e o troféu Jabuti. Os segundos e terceiros colocados levam apenas o troféu. A cerimônia de entrega aos vencedores acontece no dia 13 de novembro, na Sala São Paulo.

Foto: Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×