Educação | Pesquisa documental é tema de evento realizado pelo Instituto Histórico de Campina Grande

Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco

No próximo dia 18 de setembro, a partir das 18h30, o Teatro Municipal Severino Cabral sediará o I Encontro Documentos, Memória, Preservação e Difusão: Experiências de Pesquisas Histórico-Documentais. O evento é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Parque Tecnológico da Paraíba e Instituto Histórico de Campina Grande.

Na oportunidade serão detalhadas ações do "Projeto Resgate". As palestras ficarão a cargo de  Esther Caldas Guimarães Bertoletti, reconhecida internacionalmente por sua atuação na salvaguarda e difusão das fontes históricas, e pelo diplomata André Ricardo Heráclio do Rêgo, conselheiro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), de Lisboa, Portugal.

Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco 
O "Projeto Resgate" foi criado institucionalmente, em 1995, por meio de protocolo assinado entre as autoridades portuguesas e brasileiras no âmbito da Comissão Bilateral Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). Tem como objetivo principal disponibilizar documentos históricos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, sobretudo Portugal e demais países europeus com os quais tivemos uma história colonial imbricada.


Foto: Banco de imagens