Uma escola de Campina Grande foi vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que tem como objetivo estimular a melhoria da gestão das escolas públicas de todo o Brasil. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, localizada no bairro de Bodocongó, deve receber um prêmio no valor de R$ 6 mil e sua gestora, Maria do Socorro Cordão, ganhará uma viagem para os Estados Unidos, onde participará de um intercâmbio com diretores dos demais estados brasileiros e de outros países.
Para Socorro Cordão, o fator decisivo para a conquista do título pela escola foi o trabalho em equipe e o foco no desenvolvimento pedagógico. “É fundamental que o trabalho de gestão escolar seja focado na atividade participativa e sintonia da equipe, envolvendo professores, alunos, funcionários e comunidade. A gestão participativa é a melhor maneira de se buscar a qualidade da educação”, destaca a gestora.
No ingresso de participação ao PGE, o gestor e os profissionais da educação, juntamente com a comunidade escolar, participaram de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade de ensino, originando um dossiê, constituído em quatro dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança, e de infraestrutura, serviços e recursos.
O plano pedagógico trabalhado na Escola Professor Itan Pereira contempla a temática da sustentabilidade. “O objetivo geral dessa temática é estimular nos alunos e comunidade escolar o interesse em desenvolver práticas sociais que permitam a todos construir um espaço de convivência saudável, incentivando métodos interdisciplinares e construtivos sobre o meio ambiente e a sua preservação”, explica a diretora.
A unidade escolar possui 1.060 alunos matriculados nas modalidades de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e ainda possui o Programa Mais Educação. No ano passado, a escola também recebeu o Prêmio Escola de Valor, contemplando todos os funcionários da instituição com uma quantia equivalente ao 14º salário.
Segundo a coordenadora do PGE na PB, Ana Costa, participar de uma iniciativa como o Prêmio Gestão Escolar é uma forma da escola contribuir para transformar a realidade dos alunos e da educação. “Juntos podemos fazer a diferença em prol do respeito pela Escola Pública Brasileira”, destaca.
Foto: Banco de imagens / Com informações da assessoria