Educação | Escola de Campina Grande vence etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013


Uma escola de Campina Grande foi vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que tem como objetivo estimular a melhoria da gestão das escolas públicas de todo o Brasil. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, localizada no bairro de Bodocongó, deve receber um prêmio no valor de R$ 6 mil e sua gestora, Maria do Socorro Cordão, ganhará uma viagem para os Estados Unidos, onde participará de um intercâmbio com diretores dos demais estados brasileiros e de outros países.

Para Socorro Cordão, o fator decisivo para a conquista do título pela escola foi o trabalho em equipe e o foco no desenvolvimento pedagógico. “É fundamental que o trabalho de gestão escolar seja focado na atividade participativa e sintonia da equipe, envolvendo professores, alunos, funcionários e comunidade. A gestão participativa é a melhor maneira de se buscar a qualidade da educação”, destaca a gestora.

No ingresso de participação ao PGE, o gestor e os profissionais da educação, juntamente com a comunidade escolar, participaram de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade de ensino, originando um dossiê, constituído em quatro dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança, e de infraestrutura, serviços e recursos.

O plano pedagógico trabalhado na Escola Professor Itan Pereira contempla a temática da sustentabilidade. “O objetivo geral dessa temática é estimular nos alunos e comunidade escolar o interesse em desenvolver práticas sociais que permitam a todos construir um espaço de convivência saudável, incentivando métodos interdisciplinares e construtivos sobre o meio ambiente e a sua preservação”, explica a diretora.

A unidade escolar possui 1.060 alunos matriculados nas modalidades de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e ainda possui o Programa Mais Educação. No ano passado, a escola também recebeu o Prêmio Escola de Valor, contemplando todos os funcionários da instituição com uma quantia equivalente ao 14º salário.

Segundo a coordenadora do PGE na PB, Ana Costa, participar de uma iniciativa como o Prêmio Gestão Escolar é uma forma da escola contribuir para transformar a realidade dos alunos e da educação. “Juntos podemos fazer a diferença em prol do respeito pela Escola Pública Brasileira”, destaca.

Foto: Banco de imagens / Com informações da assessoria
Leia mais sobre: × ×