Começam os preparativos para a campanha 'Outubro Rosa', contra o câncer de mama, em Campina Grande

Campanha Cancer de Mama

Mais uma edição da campanha 'Outubro Rosa' está programada para acontecer em Campina Grande no próximo mês. Este ano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma série de ações com o objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a mobilização, serão realizadas diversas atividades para incentivar que as mulheres acima de quarenta anos de idade façam o exame clínico da mama. Para chamar a atenção da sociedade, alguns prédios e monumentos públicos de Campina Grande serão iluminados na cor rosa no período da campanha.

Um dos prédios que vão receber a iluminação especial será o Hospital Municipal Pedro I, onde serão realizados mutirões de mamografia durante todo o mês de outubro. A proposta, segundo o prefeito Romero Rodrigues, é realizar dois mil exames. “Vamos realizar exames nos domingos para atender a demanda no mês da campanha, mas as ações devem ter continuidade. Ainda este ano, teremos mais um mamógrafo instalado no Pedro I para ampliar a oferta do exame, que é de suma importância para a saúde da mulher”, garantiu o prefeito.

Segundo a secretária executiva de saúde, Eudézia Damaceno, para ter acesso aos exames as mulheres deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde, que vão fazer o encaminhamento para o Pedro I. Ela explicou que, além dos exames, outras ações devem acontecer durante o 'Outubro Rosa'. “Estamos montando uma programação especial para a campanha, com caminhadas, atividades educativas, entre outras mobilizações de prevenção e promoção à saúde integral da mulher”, disse.

A programação do 'Outubro Rosa', que terá como tema 'Campina Grande, Cidade Amiga do Peito', será apresentada no lançamento oficial da campanha no dia 30 de setembro, às 10h, no Hospital Municipal Pedro I. Além da Secretaria de Saúde, organizações sociais de combate ao câncer e outros órgãos da administração municipal também vão estar envolvidos na campanha, como a Coordenadoria da Mulher a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, através do Programa 'Mexe, Campina'.
Leia mais sobre: × × × ×