Foi assinada, na última semana, a ordem de serviço para recuperação da Biblioteca Municipal Félix Araújo, localizada no centro de Campina Grande. A estimativa é de que a Prefeitura gaste R$ 155 mil com a obra, que deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014. O prefeito Romero Rodrigues assegurou que um novo elevador será instalado, além dos equipamentos necessários para que os usuários circulem com segurança no local.
A biblioteca estava interditada desde julho do ano passado, por causa das péssimas condições do prédio, e o acervo estava à disposição do público nas instalações da Secretaria de Cultura (antigo Museu de Arte Assis Chateaubriand). Depois dessa reforma, o prédio também passará a abrigar a Academia de Letras de Campina Grande.
Com a nova estrutura, a biblioteca vai contar com mais de doze mil livros, sala de informática, periódicos (jornais e revistas), sala de estudos coletivos, além da sala do acervo. De acordo com a secretária de Cultura, Marlene Alves, a ideia é tornar o local um espaço potencializado para a cultura, e não apenas um “depósito de livros”. Já a diretora da biblioteca, Mabel Amorim, disse que um dos destaques será o salão nobre, onde serão realizados saraus, exposições, lançamentos de livros e muitas outras atividades culturais.
Após a reinauguração, a biblioteca será aberta a toda a população campinense, de segunda a sexta, das 7h30 às 21h30, e aos sábados, até as 13 horas. “Estamos restaurando esse prédio para devolver à população campinense um espaço para o acesso à leitura, estudo e cultura de um modo geral. A reforma da Biblioteca Municipal, com recursos da Prefeitura, é mais uma prova de respeito por nossa Campina”, declarou Romero.
Foto: Bruno Araújo / Wikipedia