Turismo | Encontro nacional de caminhadas na natureza abre a Ruraltur, em Campina Grande

Ruraltur Campina Grande

A primeira edição do Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza abre a programação da 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que acontece de 29 a 30 de agosto, em Campina Grande. A abertura do encontro acontece às 8h dessa quinta-feira na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), onde também acontece a abertura oficial da feira, às 19h.

As ações tem como objetivo promover e fortalecer o turismo rural da região Nordeste através da troca de experiências, potencializando principalmente as novas tendências e oportunidades de negócios para expandir as atividades e divulgar novos roteiros turísticos nos segmentos rural, cultural, ecoturismo e aventura.

O desafio é mostrar à população roteiros que a Paraíba oferece, incluindo caminhos que abrangem 92 caminhadas na natureza e que acontecem durante o ano em 37 municípios das regiões Agreste, Brejo, Litoral, Curimataú, Cariri e região metropolitana da Capital, João Pessoa. Em Campina Grande, as inscrições para os roteiros podem ser feitas no Sebrae, Parque da Criança e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer.

Produtos serão expostos
A feira, que vai até a sexta-feira, dia 30 de agosto, tem entrada gratuita e conta com 40 estandes com produtos e serviços de aproximadamente 80 expositores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão. As exposições acontecerão das 15h às 20h, durante os três dias. A partir das 16h, acontecerão apresentações culturais e oficinas de vivências.

Caminhada histórica e passeio de bike

Os campinenses já podem preparar o roteiro deste final de semana! No sábado, 31, acontece o passeio de bike até o restaurante Casa de Cumpade, no distrito de Galante. Além disso será realizada a primeira Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande. A concentração será às 7h, no Parque da Criança, no bairro do Catolé. As inscrições são gratuitas e os participantes da caminhada ganharão camiseta, almoço e lanche.

O percurso, de 6 km passará pelo Museu Assis Chateaubriand, Museu do Algodão, Parque do Povo, Marco Zero (Parque Evaldo Cruz), Teatro Municipal Severino Cabral, Avenida Getúlio Vargas (Largo das Boninas), Praça da Bandeira (Damas/Correios), Beco 31, Rua Maciel Pinheiro, Biblioteca Municipal, Prefeitura Municipal, Museu da Furne, Museu Histórico, Catedral Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova da Rainha (Feira Central), Museu dos Três Pandeiros e Monumento Os Pioneiros (no Açude Velho), terminando no Parque da Criança.

Agende-se!
Ruraltur 2013
Data: 28 a 30 de agosto
Local: Fiep – Campina Grande
Abertura oficial: 28 de agosto, às 19h

Foto: D. Meller / Fonte: Sebrae
Leia mais sobre: × ×